taabsr wrote:
Não posso dizer k são mais ou menos performantes porque ainda não exijo tanto do kite que me permita fazer a diferença,
mas
no meu nÃÂvel só posso dizer isto
1.sinto-me mais confiante pois não estou sempre aterrorizado com possiveis "lofts"
2.São mt mais fáceis de relançar na agua e de lançar na praia
3. são mais estáveis na tração
ou seja, a força k sinto é mais constante
4.são mt mais permissivos nas manobras, fazes merda e o kite não cai, e qd cai não há assim grandes stresses
5. qd voam além do zenith não te caem na cabeça
6.setup é mt mais rápido, mas tb quando as bridles se ensarilham dá um nó na cabeça
7. são mt mais faceis de transportar
8.material de mt boa qualidade,pratico de usar e mt confortável (barra todos os sistemas de sugurança)
9.segurança inspira mt confiança
ISto é a opiniao dele alguem k tem nivel medio e tem ambos os kites.
Experimentem tb e digam o k pensam so assim poderemos melhorar.
esta info será tb passada directamente a FS.
QQ kite é fantastico pois permite-nos horas de pura diversão!
Não posso deixar de fazer a análise disto:
Ponto 1:
- Não compreendo que diferença poderá ter um foil em relação a um tubo em termos de "lofting", aliás tendo o foil um shape muito mais perto de um parapente, imagino k o "loft" será ainda maior. De uma forma ou de outra sendo tubo ou não, "lofT" é só pra quem ker, não custa nada ter um kite "on the edge" quanto se está em terra o que é muito mais seguro.
Ponto 2:
Lançar na areia:
Um tubo lança-se sempre no canto da janela de vento, e penso que a dificultade de o lançar desta forma é a mesma do que a de um foil, por um cadinho de areia etc etc.
Lançar na powerzone é de louco em vento forte, portanto acho k isso nem devia ser opção pois origina um drag enorme, sendo foil ou tubo.
Lançar na água:
Não vou discutir este ponto, visto não ter bases para o fazer pois ainda nunca vi nenhum dos "novos" foils a fazer waterrelaunch. ( contudo o gajo que me emprestou para eu testar, disse para eu ter cuidado pois era "tricky" de levantar em pouco vento, era um titan 18 e estavam 10 nós).
Ponto 3:
High AR = menos estavel na tracção ou seja + power spikes.
Medium AR= Mais estavel na tracção ou seja menos power spikes.
-> Isto funciona em tubos e foils é um conceito aerodinamico.
Ponto 4:
Acredito neste ponto, se estivermos a falar de vento estável e constante.
Pois visto ser + leve e mais aproximado de uma asa perfeita, tem obrigação de ter um bom comportamento.
Contudo, em vento sujo e com brancos de vento o comportamento é horrivel. Tive a oportunidade de observar isto no dia anterior àetapa do Tour em vilamoura, Sexta feira, quando o vento estava a vir de terra por cima do hotel. O foil nao parava de colapsar. Era um psycho, talvez um kite com o ar menos elevado (voodoo) tenha melhor comportamento.
Ponto 5:
Não é suposto o kite voar alem do zenith, mas pronto:
Tubo: perdes tensão nas linhas e o kite mergulha e começa a cair fazendo espirais sendo muito dificil evitar que caia na agua.
Foil: perdes tensão nas linhas e o kite enrola e deforma voando livremente para o meio da powerzone onde eventualmente irá retomar o seu shape sobe criando um enorme drag (muito perigoso se acontecer em terra).
Ponto 6:
Yap, setup mais rapido.
Ponto 7:
Yap, mais faceis de transportar (no pump, ocupam menos espaço).
Ponto 8:
Qualquer tubo de topo tb tem muito bom material e safety system (recon).
Ponto 9:
Read above.
Esta é a minha critica, penso que os pontos fortes dos foils não são esses.
Mas sim o facto de serem aerodinamicamente mais perto de uma asa perfeita (parapente) o que lhes permite gerar mais hangtime.