*

All times are UTC + 1 hour

Post new topic Reply to topic
 [ 103 posts ]  Go to page Previous  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11  Next
Author Message
 Post subject:
PostPosted: Mon Jan 08, 2007 11:34 am 
Medium Poster

Amigo, eu tb estava na Lagoa de Albufeira quando tudo aconteceu.
Julguei por momentos que te fosses matar contra a casa, acreditei mesmo numa tragédia, mas felizmente que se resolveu pelo melhor.
Penso que tiveste sorte pois poderias ter-te ferido gravemente contra aquela casa.
Aproveito para falar sobre as circunstâncias meteorológicas que nos podem prejudicar (no ano passado faleceu um companheiro, o Vasco Sepeda por causa destes fenómenos atmosféricos) que são as nuvens baixas e escuras que quando se aproximam trazem sempre vento, o que até pode ser bom para andar mas se estiverem mto baixas o vento é brutal e pode chegar sem aviso, normalmente há mesmo uma quebra de vento.
Foi o que aconteceu naquele Sábado, a minha asa tanto caía por falta de vento como levava esticões que me arrancavam do chão, pelo que eu e os meus amigos ao vermos aquela nuvem já próxima, concluímos, é melhor baixar que esta formação tá mto esquisita, isto é capaz de dar pró torto e baixei.
Três minutos depois já tava a entrar um vento brutal e nessa altura era mesmo para baixar asas ou melhor ainda, activar de imediato o quick release que ser exactamente para estas situações, porém qdo se lança a mão ao QR não deve hesitar nem um segundo pq pode já ser tarde.
As rajadas devem ter atingido aí uns 100 Km/h durante 20 min e depois caíu outra vez o vento.
Andar no Inverno, com estas nuvens maradas e estes ventos "stormy" é sempre perigoso, não há nada como a nortada de verão que é um vento térmico.
Nestes casos, se insistirmos em praticar, devemos tar sempre com um olho no burro e outro no cigano, i.e. sempre a observar as condições a upwind principalmente as tais nuvens e por cautela, baixar antes delas estarem quase em cima de nós.
Amigo, as melhores para ti e não desistas deste desporto que é mta bacano. :thumb: :bye:

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Jan 08, 2007 12:17 pm 
Very Frequent Poster

kpedro wrote:

P.S. - Alguém me pode explicar como deveria agir naquela situação? além de óbvio que seria ter baixado logo o kite... e q n o fiz mto provavelmente por inconsciencia!

Obrigado a todos e um abraço

baixa o kite antes de nuvens negras quaisquer elas sejam... e não vás para longe andar se vês no horizonte umas nuvens suspeitas saenão depois n tens hipotese

presumo q tenhas tirado o curso e practicado bastante o quick release

não andes com o kite no zenith (12h) pois vais para cima se acontecer algo

não te assustes sei que é difícil... já apanhei os meus sustos e atrasaram bastante a evolução, tens de ter cuidado máximo e saber q mesmo assim pode acontecer merda... a natureza pode ser imprevisível

Chegaste a puxar a segurança em algum ponto?qual era o tamanho do kite?que modelo/marca?

Cuida-te

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Jan 08, 2007 3:33 pm 
Rare Poster

Primeiro que tudo, obrigado pelas dicas. :thumb: Tirei um curso... mas acho q nada nos prepara para estas situações! Ao menos aprendi, pena foi ter sido da pior maneira, mas dp desta vou ter bem mais cuidado! O meu kite é um fuel 13m e n xeguei a puxar a segurança. Embora tivesse ideia que a tinha puxado, qd fui buscar a barra apercebi-me do contrário! Já vi que querer aproveitar ao máximo...n é uma boa política!

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Jan 08, 2007 4:43 pm 
Very Frequent Poster

Location: Portugal - Guincho; Rebel2012 5m, 9m & 2011 7m; Amundson 5'9&6'
No kite é MESMO preciso ter mesmo mais margem de segurança.
Quando fazia windsurf, nestas alturas de pouco vento, quando vinham estas negras era uma festa. A lógica era: quanto mais carrego melhor!!!

Mas no kite a coisa não é bem assim:

Percepção do vento:
Kite: a asa está a 30m, lá em cima
Windsurf: o vento passa por nós antes de chegar à vela e além disso, a refrega que se vê no mar corresponde ao vento que vamos ter na vela

Quando em situação de overpower
Kite: quando a rajada mega chegou ao kite, acelera-o de tal forma que não há maneira de o parar sem ser activando a segurança. E se for mesmo mega (como os 100km/h que alguém referiu), não há bow que aguente (nem mesmo 70km/h) e mesmo com a segurança largada é muito provável que se tenha que largar tudo. Outro pormenor é que o kite já vai a fazer tanta força que a nossa mente esquece-se de soltar a segurança/validar se foi activada, ou sequer encontrar o raio da segurança
Windsurf: largar a mão de traz e mergulhar. O pior que pode acontecer éum catapultanço (que pode ser grave), mas ficar por ali E não acerta em mais ninguém (muito, muito baixa probabilidade)

Enrolado numa onda
Kite: é o (meu) maior receio. QQ semelhança com umas salsichas enroladas com linha de cozer não é coincidência. Ainda por cima com 9m2 de kite a puxar (com alta probabilidade de ser para baixo!). O curioso équ enesta situação, libertar a segurança não costuma servir para nada. A faca está lá para a mente, pois não sei de ninguém que a tenha utilizado nesta situação. Depois da esfrega e do afoganço, toca a nadar para terra, seja com que mar/corrente for e a levar com os cachuxos em cima.
Windsurf: mergulhar e rezar para não levar com o material em cima. O material (mais partido ou não) costuma ficar à espera uns metros mais à frente, o que na pior das hipóteses dá jeito para descançar

Em relação aos cursos, acho que devia ser obrigatório o exercício de 3 "surprise power" causadas pelo instrutor (dentro de água, claro) para ver se a reacção em stress era a correcta.

Hasta!

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Jan 08, 2007 6:57 pm 
Medium Poster

Nunca fui enrolado numa onda...qd caio, puxo o kite para o lado contrário à onda e furo-a sempre...claro q isto não com ondas muito grandes...
há hipoteses de seres seriamente enrolado com ondas entre os 1 e 2 mt? à partida a força do kite para cima ou para o lado oposto ao da onda não é o suficiente para te tirar da máquina de lavar?

Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Jan 09, 2007 12:12 am 
Medium Poster

Dicas:

Compra 1 bow com 100% de depower na barra. A segurança aumenta estrondosamente, embora não fiques livre de perigo. (usados de 2006 são super baratos e o q é o dinheiro comparado com a nossa vida).

Mecaniza a acção de largar a barra em caso de descontrolo. Se agarras a barra (acção natural) o kite entra em Drag e puxa muita mais.

Usa capacete e colete de protecção (faz o q eu digo mas não faças o q eu faço).

Nunca andes com o kite no Zenite. Uma rajada tira-te os pés do solo e nessa situação perdes o controlo do kite (larga a barra de imediato).

As nuvens muitas vezes trazem ventos fortes, e ainda mais grave, trazem ventos verticais. Se levas com uma corrente ascendente não há bow q t safe. Por isso, em caso de aproximação d1a nuvem, mantém o kite sempre junto ao chão (se não conseguires pousar o kite antes), APONTADO PARA A AGUA OU PARA O LADO COM MENOS OBSTACULOS, se tiveres 1 bow largas a barra, e agarras nas seguranças, preparadinho para acioná-las.

Pareço 1a mãe a falar mas olha q por ser windsurfista de mar bravo há muito tempo, tenho muito respeito pela força do vento e da água. Vejo imensos gajos na Lagoa a levantarem kites junto aos carros. Eu cá vou com o kite até à beirinha da Lagoa, e monto tudo o + longe possível de carros, restaurantes e afins.

Fico muito feliz q estejas de volta. Se precisares de cuidados a nível de fisioterapia no domicilio, avisa.

Abraço

Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Jan 09, 2007 1:33 am 
Very Frequent Poster

Location: Portugal - Guincho; Rebel2012 5m, 9m & 2011 7m; Amundson 5'9&6'
Suc wrote:
Nunca fui enrolado numa onda...qd caio, puxo o kite para o lado contrário à onda e furo-a sempre...claro q isto não com ondas muito grandes...
há hipoteses de seres seriamente enrolado com ondas entre os 1 e 2 mt? à partida a força do kite para cima ou para o lado oposto ao da onda não é o suficiente para te tirar da máquina de lavar?

A única vez que fui enrolado nas linhas foi em carcavelos com uma ondeca (ou melhor, parecia uma ondeca) de 1,5m!
É o típico excesso de confia...

Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Jan 09, 2007 6:12 pm 
Frequent Poster

enrrolado na onda: dezembro, mega-temporal de naish 8m, nova-vaga, onda de 1,5m...

foi tanta a força da onda q depois de as linhas se enrrolarem no meu corpo (panico!!!), o kite entrou na zona d potencia com uma rajada tao forte q partiu as 4 linhas!...foi a minha sorte...so senti um esticao e parou tudo...o kite ja ia no ar...

respect...

:thumb:

Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Jan 09, 2007 8:39 pm 
Medium Poster

Até agora, felizmente, só apanhei um cagaço, fui enrrolado numa onda ,eu e o kite, e realmente não é muito agradável. Foi no inverno passado, lá para fevereiro ou março, em Santa Cruz, a apanhar a onda, deixei cair kite, a onda puxou-o, e eu logo atrás, de prencipio pensei, olha boa!! uma boleia até à praia.. Só mudei de opinião, quando comecei a ficar sem ar, depois de me apreceber que estava uns 2m debaixo de água, assustei-me, e larguei logo a 1º segurança, aliviou, e comecei e vir à tona.
Quando uma 2º onda passa pelo kite, sou puchado pelo leash com uma violencia incrivel, e com a sorte que tenho, lá fui eu arrastado para o fundo, sem encher os pulmões, agora em panico nao conseguia encontrar a 2º segurança, que tinha-a na parte de trás do arnês. Depois de apalpar e de me concentrar, la puxei a segurança e voltei logo para a superficie, nadei logo para terra.
Nesse dia, estava a usar Vest, o mar talvez uns 2m.
A partir dai nunca mais prendi o leash atrás do arnês.

É só um conselho, não usem o leash atrás.. :bye:

Profile
 Post subject:
PostPosted: Wed Jan 10, 2007 12:54 am 
Medium Poster

tmb já me aconteceu ser arrastado por ondecas de 1,5m, e devido á experiência (falta dela) o que fiz foi nadar para a praia, aliviando a tensão nas linhas para conseguir ir ficando á superficie...bebi muita água e foi maçaricada total mas lá me safei :oops:

para a próxima largo logo o kite :thumb:

Profile
Post new topic Reply to topic
 [ 103 posts ]  Go to page Previous  1 ... 6, 7, 8, 9, 10, 11  Next

All times are UTC + 1 hour