Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Prancha de kite caseira

Forum for kitesurfers
navigator
Rare Poster
Posts: 38
Joined: Fri Aug 25, 2006 1:29 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setubal, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Prancha de kite caseira

Postby navigator » Fri Feb 23, 2007 12:36 am

Bem, aqui fica a minha contribuição para o fórum.
Na sequência de tópicos a incentivar a construção de pranchas home made, e a reunir as boas ideias e praticas de construção passo a explicar a minha 1ª experiencia com fibras:

Peguei numa espuma de PVC de fraca densidade e dei shape de uma prancha de pontas finas pra flectirem e com outline da north jaime pro m ou seja 128 x 38,5. Foram feitas caixas em resina epoxy para endurecer a zona dos fins e outras pra embutir inserts em latão roscados.

A espuma foi lamina com 2 camadas de fibra de vidro de 200 gr na parte superior e inferior, mas entre camadas na superior pus uma outra na zona do deck pra resistir ao esforço d compressão dos pés. Em seguida, encheu-se o espaço entre laminagem de cima e de baixo com epoxy saturada de microesferas, para fazer os rails. Fizeram-se furações dos inserts e prós fins. Os fins na generalidade das marcas estão distanciados de 3,9 mm entre centros.

Depois, levou com betume pra disfarçar a rugosidade da malha da fibra. Por fim, levou com esta pintura a spray ...de uma marca portuguesa que não recomendo porque parece ter pigmento fraco...e fica uma tinta fina.
No processo, perdeu-se muito tempo mas aprendeu-se muito também.

Aviso que sou um rider leve (62 kgs) e que não ando nos massive jumps. eu é mais é navegar...por isso optei por construção que pode ser fragil e que pesa no total (sem fins) 2,4 kgs.
Reparem que o rocker é muito mais pronunciado que o concave.
Isto foi tudo feito numa oficina com a ajuda de 2 amigos, um deles é o Tiago Albarran, portanto algumas técnicas são as que ele já explicou melhor no post dele e outros.
De qualquer maneira, qualquer duvida ou sugestão, agradeço que ponham na boa.
Isto vai extenso mas queria só dizer que a gente se quiser, reunindo aqui ideias e indo com cenas prá frente, poderiamos fazer concorrencia a uma tarifa shapes ou coisa assim :thumb:
Attachments
Prancha fibra de vidro 6.jpg
Prancha fibra de vidro 6.jpg (132.61 KiB) Viewed 3296 times
Prancha fibra de vidro 4.jpg
Prancha fibra de vidro 4.jpg (121.33 KiB) Viewed 3299 times
Prancha fibra de vidro 2.jpg
Prancha fibra de vidro 2.jpg (93.35 KiB) Viewed 3298 times

TiagoAlbarran
Medium Poster
Posts: 103
Joined: Mon Jul 17, 2006 4:37 am
Brand Affiliation: None
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby TiagoAlbarran » Fri Feb 23, 2007 2:55 pm

Hey! ora cá esta o peso ligueiro :) Eu ainda me custa a crer que esta prancha tem 2.4 kg... mal a sinto nas maos... Temos que arranjar ai um dia para eu a experimentar! Estou curioso... :) Já agora, só para o pessoal ter uma noção, esta prancha pesa pelo menos menos 1kg que a minha de madeira 130 x 41. É um very light :P

Agora na proxima temos que usar favo de mel termoplastico, selado com madeira de 1.5mm, fibrado a 200gr/m2 e depois tudo isto envolvido em resina de polyuretano Cristal, como top coat. Deve ficar muito bom... o favo de mel é super leve, mas muito mais resistente que um core em espuma, em especial porque o favo de mel aguenta compressao, coisa que a espuma nao aguenta tao bem.

Um abraço, e venham dai essas pranchas!

navigator
Rare Poster
Posts: 38
Joined: Fri Aug 25, 2006 1:29 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setubal, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby navigator » Mon Mar 12, 2007 2:29 am

Aqui está o meu 2º projecto, prancha em fibra de vidro ou talvez mistura de vidro com carbono na laminação. O "core" será desta vez espuma EPS - Extruded Poly Estirene, bastante rígido e leve, lixa-se bem.

Ficam aqui fotos tiradas com telemóvel, a única máquina que havia à mão, depois virão mais e melhores :)

O outline é uma adaptação da Nobile Skimboard, mas esticada para 146 x 51, a ideia é ter prancha divertida enquanto se sobe ao vento e também para lightwind. Esta parte foi trabalho do Tiago, que desenhou e adaptou a minha ideia.

A espuma é wallmate 3 cm e custou no Leroy Merlin 5,75€...mais barato é difícil :wink: o kiteforum.com deste shape é ter uns rails afiados e que permitam fibrar facilmente, já que vai ser prancha de boa flutuação e convém conseguirmos cravá-la num bordo. Também vai levar inserts para poder instalar footstraps, posso querer usar no inicio, ou no futuro.

Penso desta vez fibrar o rail, com duas camadas, de tiras finas (aí de 10 cm) de vidro. Depois, leva 2 camadas de vidro grosso e uma de vidro 80 gr no fim, em cima e em baixo...facil de aplicar. Assim não é preciso fazer rails em epoxy ou virar a fibra pra baixo.

Já foi cortada a tico-tico, tem rails a ganhar forma, furos pra encher a plástico para ser boa base de aperto para os fins.

Espero não me ter esquecido de nada...kk coisa perguntem.

Cumprimentos e boas construções.

:thumb:
Attachments
Image(07).jpg
Image(07).jpg (23.54 KiB) Viewed 3063 times
Image(06).jpg
Image(06).jpg (26.13 KiB) Viewed 3063 times

TiagoAlbarran
Medium Poster
Posts: 103
Joined: Mon Jul 17, 2006 4:37 am
Brand Affiliation: None
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby TiagoAlbarran » Mon Mar 12, 2007 3:00 am

Grande maquina... :D Estou curioso por ver como está o shape agora! Temos que comecar a pensar como se vai dar o acabamento... ja nao suporto ver betume para lixar... nem epoxy+microesferas... estava a pensar em passar a usar alguma coisa diferente, por ex, laminar logo com corante, ou laminar o vinil por baixo da ultima camada de fibra.

Amanha de tarde acabamos o shape desse bixo ;)

Abraço!

User avatar
Rezinga
Medium Poster
Posts: 92
Joined: Tue Aug 08, 2006 8:24 pm
Brand Affiliation: None
Location: Santa Cruz /Lisboa / PORTUGAL
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Rezinga » Mon Mar 12, 2007 9:45 pm

xiii tu queres ver que vou começar a fazer pranchas :P hehehehe . Sim srª tou a gostar do que a malta anda a fazer Tiago , Rui e Navigator . Boa onda :D . Não éra má ideia tb criar uma base de dados com medidas de pranchas já testadas e aprovadas para a malta que quer começar é mais facil. Este fim de semana axo que vou ao Aki ás compras :P .

User avatar
Bucanerokitesurf
Medium Poster
Posts: 63
Joined: Wed Jan 10, 2007 7:51 pm
Brand Affiliation: None
Location: The Beach
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Bucanerokitesurf » Mon Mar 12, 2007 10:19 pm

Tiago e restantes interessados, hà pouco tempo descobri nos sites que visito, que a malta está a usar betume de poliester para betumar e acabar as pranchas, aquela massa que os pintores de automóveis usam para reparar as peças de chapa batidas, antes de as pintar.
Aquilo resulta muito bem e é super fácil de lixar em comparação com as resinas, que são duras como o caralh......
Uma lata desta massa de acabamento 300 grs custa 3 euros e uma de 1 kg, custa 10 euros e já vem com catalizador.
Experimentem e vão ver que ficam fans.
Este material não absorve água e passados 20 min. de aplicar, está duro como pedra.
Támbém existe com filamentos de fibra de vidro.
Fica a descoberta!!!!!!!!!!!!!!! :thumb:

TiagoAlbarran
Medium Poster
Posts: 103
Joined: Mon Jul 17, 2006 4:37 am
Brand Affiliation: None
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby TiagoAlbarran » Mon Mar 12, 2007 10:53 pm

Boas! Eu e o navigator estamos a usar esse betume :D Agora... é uma relacao amor odio... é barato... la isso é... mas... aplicar nao é facil, nunca fica perfeito, é sempre necessario lixar bastante, felizmente que, se usado com a qualidade certa de catalizador é um mimo de lixar... Agora... se usares cat a menos... meu deus... é um pesadelo... parece uma papa... muitooo chatp de lixar.. :(

Neste momento uso isso, mas com imenso cat, para ficar bem seco. Estou a pensar passar a usar epoxy + microesferas, aplicado com um plastico especial que nao agarra ao epoxy, para ficar 100% liso, se funcionar depois ponho aqui!

Em relacao a tal base de dados, até é boa ideia, criar um topico para falar das pranchas que ja fizemos, explicar como foram feitas, e como se portam.

Já agora so mais uma nota, estou a criar um doc sobre como fazer uma prancha, com fotos, e a explicar, mais uns dias e ta pronto. de kk maneira ja posso mandar uma versao "beta" lol, se alguem quiser mandem me uma pm, ou mail.

Um abraço pessoa, e boas pranchas!

User avatar
Rezinga
Medium Poster
Posts: 92
Joined: Tue Aug 08, 2006 8:24 pm
Brand Affiliation: None
Location: Santa Cruz /Lisboa / PORTUGAL
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Rezinga » Mon Mar 12, 2007 11:50 pm

TiagoAlbarran wrote:Em relacao a tal base de dados, até é boa ideia, criar um topico para falar das pranchas que ja fizemos, explicar como foram feitas, e como se portam.

Já agora so mais uma nota, estou a criar um doc sobre como fazer uma prancha, com fotos, e a explicar, mais uns dias e ta pronto. de kk maneira ja posso mandar uma versao "beta" lol, se alguem quiser mandem me uma pm, ou mail.

Um abraço pessoa, e boas pranchas!
Olha que bom :D . Já tenho a lista do material necessário tirada de um outro tópico :D agora se fizeres um "manual de construção" então é um luxo :D . Espero entao pela versaõ beta :P e a final claro :D .

Mail : Rezinga@Rezingakites.net

User avatar
rui duarte silva
Very Frequent Poster
Posts: 893
Joined: Sat Jun 28, 2003 9:13 am
Brand Affiliation: None
Location: Porto-Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby rui duarte silva » Tue Mar 13, 2007 1:33 pm

navigator....
ja acabaste o shape??
tou com uma duvida nos rails...do lado de cima arredondei, mas tou na duvida se faço o mesmo na parte de baixo e fica tipo as de surf ou se deixo como vem...com aquele angulo de 90º e ficaria com um rail mais afiado e nao redondo....
q vos parece melhor??

User avatar
Rezinga
Medium Poster
Posts: 92
Joined: Tue Aug 08, 2006 8:24 pm
Brand Affiliation: None
Location: Santa Cruz /Lisboa / PORTUGAL
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Rezinga » Tue Mar 13, 2007 7:40 pm

rui duarte silva wrote:navigator....
ja acabaste o shape??
tou com uma duvida nos rails...do lado de cima arredondei, mas tou na duvida se faço o mesmo na parte de baixo e fica tipo as de surf ou se deixo como vem...com aquele angulo de 90º e ficaria com um rail mais afiado e nao redondo....
q vos parece melhor??
Rui pelo menos a minha prancha de surf que mandei fazer a pouco tempo tem os rails na parte de baixo menos arredondados q no topo fazendo um vinco na transição. Vou tirar fotos para me explicar melhor . Como está funciona muito bem .


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: Brent NKB, ffoil, Google [Bot], peppedurso, purdyd, suisd12, Vivo3d and 378 guests