Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Prancha de kite caseira

Forum for Portugal. Language: Portuguese.

navigator
Rare Poster
Kiting since: 0
Brand Affiliation: None

Postby navigator » Tue Mar 13, 2007 10:21 pm

Rui, essa é uma boa questão e ontem deu alguma discussão com o Tiago para acertar ideias e decidir-me pois tive a mesma duvida :D

Acho que, no fundo, é uma questão de gosto (vincado em baixo pode dar mais trabalho a fibrar) se queres prancha que crave mais ou tenha fins maiores. Tenho uma Gaastra que até sobe bem ao vento e tem rails assim pró elipsoidais, não fazendo muito vinco. Pensei fazer isso
mas por simplicidade de shape e para ter rail mais aguçado, vai ficar assim, desbastado só em cima, mt pouco arredondado em baixo.

Boa continuação.

trigas
Rare Poster

ei

Postby trigas » Tue Mar 13, 2007 11:05 pm

tenho uma duvida para o navigator:

nesse teu segundo projecto com a placa de wallmate, estas a pensar usar resina epoxy? com fibra de vidro??

a resina nao irá comer toda a espuma??

TiagoAlbarran
Medium Poster

Postby TiagoAlbarran » Wed Mar 14, 2007 2:15 am

hehehe eu acho que posso responder a isto... :D A resina epoxy por natureza nao é muito agressiva, estas resinas em particular nao tem solventes, pelo que nao devem causar problemas!

De qualquer maneira... oh navigator... já podiamos ter testado isso :P Mas é certo que nao vai dar problemas...

Um abraço!

rui duarte silva
Very Frequent Poster

Postby rui duarte silva » Wed Mar 14, 2007 8:08 am

fiz uns testes com resina de poliester e comeu a espuma....mas o tiago ja me disse q foi por causa do solvente...
agora com resina de epoxy acho q é na boa...tem é de ser um epoxy sem solventes...

trigas
Rare Poster

ei

Postby trigas » Wed Mar 14, 2007 3:17 pm

JA agora tambem tou a fazer uma prancha !! hehe. A moda pegou ! Mas eu e uns amigos meus vamos fazer com o core em contraplacado de 6mm e na laminaçao vamos usar fibra+carbono com a bomba de vacuo que fizemos a partir de um frigorifico.

depois de ver este post eu experimentei por resina num bocado de polietileno estrudido que tenho aqui e comeu um bom bocado..a resina é epoxy mas lá está.. como n percebo mt de resinas... provavelmente tem razao.

eu nao comecei a fazer nesse material precisamente por causa dessa razao.

abraço a todos

Ja agora podem me dizer uma casa para encontrar material para a laminaçao?? aqui no Porto?

Al_Kiter
Frequent Poster
Kiting since: 2003
Local Beach: Guincho
Gear: RPM 9m, RPM 7m, REV 5m
Airush Converse 6'1'', Airush Converse 5'11'', FW Dominator 5'8''

Postby Al_Kiter » Wed Mar 14, 2007 4:25 pm

rui duarte silva wrote:fiz uns testes com resina de poliester e comeu a espuma....mas o tiago ja me disse q foi por causa do solvente...
agora com resina de epoxy acho q é na boa...tem é de ser um epoxy sem solventes...

Todas as resinas de poliester contêm estireno que é um solvente para torna-las menos viscosas. quando a resina polimeriza por acção do catalizador esse estireno evapora, mas se se aplica a resina num bloco de poliestireno (seja o extrudido=wallmate ou o expandido=esferovite) o estireno dissolve o poliestireno e é por isso que "come" a espuma.

Por isso para laminar blocos de poliestireno tem que se usar SEMPRE resina de epoxy que não contém estireno.

Em relação aos rails, penso que não existe nada melhor para surfar do que o chamado "tucked-under edge" que se utiliza nas pranchas de surf desde os anos setenta. O rail começa por ser totalmente redondo na zona do nose e vai formando um "edge" que se torna progressivamente afiado junto ao tail:

Image

trigas
Rare Poster

ei

Postby trigas » Wed Mar 14, 2007 5:21 pm

Estou esclarecido !!

obrigado al_kiter

Rezinga
Medium Poster

Postby Rezinga » Wed Mar 14, 2007 6:55 pm

É isso mesmo tal e qual a minha esses rails :D .

Return to “Portugal”