*

All times are UTC + 1 hour

Post new topic Reply to topic
 [ 28 posts ]  Go to page Previous  1, 2, 3  Next
Author Message
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 2:43 am 
Medium Poster

hehehe ainda criamos aqui um novo conceito... transformar placas de wallmate de 5€em pranchas de kite! Ainda estou para experimentar uma placa dessas sem mais nada em cima! Se aquilo aguentar um dia de kite ja era bom! Prancha descartavel por 5€ :P

Abraço!

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 8:27 pm 
Frequent Poster

yah
e montar uma barrakinha a beira da praia em viana d castelo a vender pranxas d surf descartaveis a 5 euros..XD

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 8:41 pm 
Very Frequent Poster

bem...
hj ja me deu gozo...a prancha ja ta quase toda shapeada...so ficaram a faltar uns acabamentos....
amanha é dia de inserts e depois sigaaaaa.....da-lhe com epoxy....
nao sabia como ia resultar o rocker mas pra 1º vez e pra quem nunca tinha tentado nada do genero...acho q nem ficou mal....

abr

Attachments:
prancha03.jpg
prancha03.jpg [ 38.97 KIB | Viewed 1471 times ]
prancha02.jpg
prancha02.jpg [ 40.4 KIB | Viewed 1470 times ]
prancha01.jpg
prancha01.jpg [ 40.55 KIB | Viewed 1470 times ]
Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 8:42 pm 
Very Frequent Poster

aki vao mais algumas ...ja do fim da tarde

Attachments:
prancha06.jpg
prancha06.jpg [ 40.61 KIB | Viewed 1468 times ]
prancha05.jpg
prancha05.jpg [ 32.65 KIB | Viewed 1468 times ]
prancha04.jpg
prancha04.jpg [ 28.13 KIB | Viewed 1468 times ]
Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 8:45 pm 
Very Frequent Poster

por hj ta feito....entenda-se.....a prancha !!!!!

Attachments:
prancha08.jpg
prancha08.jpg [ 39.93 KIB | Viewed 1467 times ]
prancha07.jpg
prancha07.jpg [ 39.78 KIB | Viewed 1467 times ]
Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 8:46 pm 
Very Frequent Poster

e este é o estado em q um gajo fica...todo azul.....ainda bem q sou portista!!!!...hehehe
agora imaginem eu no 1º dia a fazer isto no escritorio dentro de casa....

Attachments:
prancha09.jpg
prancha09.jpg [ 177.09 KIB | Viewed 1464 times ]
Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 10:07 pm 
Frequent Poster

muito bom aspecto!

:thumb:

é muito pesada ou o material é leve? e achas que é resistente?

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 10:33 pm 
Medium Poster

OI pessoal.
Se não me engano, essa espuma é utilizada para fazer isolamentos térmico entre paredes.
Espero estar errado, mas conheço bem esse material e quase que posso apostar que isso não vale o trabalho que estão a ter, pois não tem qualquer resistencia mecânica, a não ser que lha deem com uma boa estratificação ( fibragem com várias camadas), e usa várias camadas de fibra de vidro.
Por ex. , 2 camadas de fibra de vidro de 200 grs, tem muito mais resistência, do que uma de 400 grs.
E além disso, se pensares em seguir com esta ideia, aconcelho-te a colocares um stringer, para lhe dares mais resistência.
Desculpem o coment, mas estou a tentar ajudar, com a experiência que já tenho.
Informem-se antes de prosseguir, para não gastarem dinheiro em vão!!!!
Um abraço e bons ventos :thumb:

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 11:19 pm 
Medium Poster

Boas, hehe deixa me ca vir em defesa do material... :) De facto sao as tais placas de wallmate, para isolamento. Se procurares no forum boardbuilders do yahoo ha muita gente la fora a usar isto para pranchas. A parte boa disto é que é uma espuma "EPS", extruded polistirene". Se pegares num bocado vais perceber que até é bem boa. Podes, por exemplo, tentar fazer um buraco apertando com os dedos, é muito dificil, é muito dura. Por outro lado, podes tentar partir um bocado da espuma, tambem é bastante dificil numa placa com 3 cm.

É uma espuma bastante boa, nao estamos a falar de airex, ou Corecell, nem divini cell mas... para o objectivo é bastante boa.

A ideia aqui é a seguinte, usando aqui as minhas aulas de mecanica aplicada heehe... aquilo que nos interessa é o "momento de inercia" da secção transversal da prancha. A forma mais eficaz de controlar a resistencia e o flex de uma prancha é aumentar o momento de inercia. E o que é isto do momento de inercia? é uma propriedade geometrica da secção da prancha, basicamente, aumenta com o cubo da espessura da prancha.

Isto quer dizer que quando mais grossa for a prancha mais resistente é.

Já agora deixo aqui a formula: I=(axb^3)/12

onde "a" é a largura da prancha
"b" é a altura (grossura) da prancha
I é o momento de inercia

Este I pode ser utilizado para saber de um material aguenta ou não um esforço, se tivermos a força que actua sobre ele, podemos calcular se parte ou não.

Bem, isto tudo para dizer oq, em pranchas TT a altura ou grossura da prancha é pequena, as pranchas sao muito finas para terem rails vivos, para cravar bem. Nas pranchas tipo surf temos mais altura. Isto explica porque se podem usar espumas mais simples em pranchas grossas.

As pranchas de surf sao feitas em EPS, o mesmo material que o pessoal esta a usar :D Um bocado de airex C70.71 para uma prancha de kite, com 15mm de espessura custa quase 30€... imaginem o preço de fazer uma prancha de surf com 5 cm de altura com isto... Não é viavel, e felizmente, nao é necessario.

Bem... mas estou aqui a dizer isto e secalhar é importante explicar uma coisa... o nucleo nao interessa para nada a nivel de resistencia... lol antes que me caia toda a gente em cima deixa ver se me consigo fazer explicar.... :D Estamos a falar de espumas... espumas que por melhores que sejam, mesmo as topo de gama, sao sempre MUITO, mas mesmo muito menos resistentes que as fibras. A resistencia de uma prancha vem do seu laminado, nao do core. O papel do core é "fornecer" o momento de inercia, é "separar" as faces do laminado, afastar. Quando mais longe mais resistente, quanto mais camadas de vidro mais resistente.

A característica mais importante para um core é a resistência à compressão. Num impacto, o core pode ceder, deformando, e cria uma zona de fibra "livre", fibra que naoi está suportada pelo core. Cria-se uma situação em que pode ocorrer o fenomeno de concentração de tensões, e a prancha parte por ai.

É por isto que todas as pranchas em espuma partem em cima, e as de madeira em baixo.

Não sei se alguem tem paciencia para estas merdas heheeh mas... estava a pensar escrever umas cenas sobre isto no tal doc sobre fazer pranchas, so para dar umas ideias sobre resistencia de materiais.

Um abraço pessoal!

Profile
 Post subject:
PostPosted: Mon Mar 12, 2007 11:21 pm 
Very Frequent Poster

o material e mesmo leve....a prancha deve tar a pesar umas 200 gramas..
é uma esferovite....logo é fragil e basta dobrares e partes facilmente...agora tou é a pensar usar carbono e talvez ainda uma ou duas ripas de madeira....embora acho q altrnando camadas de epoxy com camadas de carbono ( nao sei se é possivel), acho q deve ser suficiente...
o Tiago (taabsr) tem uma ( nao me lembro da marca) q é feita de epoxy e aquilo é sipuer resitente...e por dentro acho q é esferovite....

bucanero....thanks pela dica...mas se partir, fica a liçao...e faz-se outra...

Profile
Post new topic Reply to topic
 [ 28 posts ]  Go to page Previous  1, 2, 3  Next

All times are UTC + 1 hour