*

All times are UTC + 1 hour

Post new topic Reply to topic
 [ 5 posts ] 
Author Message
 Post subject: Nova prancha home made! 135 x 44 "Nobile 666"
PostPosted: Tue Mar 20, 2007 12:20 am 
Medium Poster

Boas pessoal!

Hoje nao resisti... meti a ultima criação na agua, ainda nem esta lixada, nem tem tinta e ja teve a andar na lagoa de albufeira hoje! Só descrever a prancha rapidamente!

Wood core, 5mm (contraplacado)

Esquema de laminação:

80 gr
200 gr
200 gr
-------
CORE
-------
200 gr
200 gr
200 gr
Tira carbono +/- 250gr a todo o comprimento

O vento hoje estava "simpatico", nao tenho medição nenhuma mas... diria que estavam 16 nos, com saltos para 20 e tantos. Se calhar ha por ai alguem com mais nocao disto que eu... :D Mas estava um vento forte basicamente... vento para 10m :D

Bem a prancha é basicamente uma lamina, suuuper fina... Mesmo antes de ir para a agua, em terra, com ela nos pes, noto logo que é muitooo flexivel. Mesmo muito. Isto faz me concluir que... para fazer uma prancha com 5mm de core, com flex mais rijo so com carbono. Não vale a pena por doses massivas de vidro... acho que com esta espessura... é carbono para cima...

Outra coisa que noto, é que a prancha para alem de flectir bem, tambem se "torce" bastante. Isto tem uma explicação simples... O core é muito fino, ou seja nao tem muito "momento polar de inecia", teria que ser a fibra a aguentar a torçao, ora... acontece que eu tou a usar fibra "normal" o chamado "bi-ax", bi axial... É como um tecido, tens fios a 90º. Ora quando torçes estas a esforçar a 45º, a prancha nao tem fibra a trabalhar com essa direcção, logo torçe...

A solucao seria usar mantas tri axiais... fica para a proxima...

Bem mas isto foi na areia... sai para agua mesmo a pensar... bem... vou partir esta treta toda... bem azar... pelo menos divirto me ate partir!

A parte gira foi na agua.... :D O flex brutal nao incomoda nada... eu sinto, mas um colega mais leve (Navigator) diz que nem sentia a flectir. Eu, so para ilustrar, pensei varias x que a tinha partido... mas nao.. era so aquilo a flectir :D Gostei imenso foi da prancha a andar na mareta... acho que uma prancha "super flex" deve ser optima para andar com mar "sujo". A sensação é basicamente a de um mercedes dentro de agua... é que nao se sente nada nos pes.... super confortavel...

Noutro capitulo, este shape é de genio... a nobile dá-lhe ;) isto sobe ao vento que é uma loucura... tinha que fazer downwinds para nao me afastar muito... (lol ok.. ate os fins cairem da prancha... mas isso é outra historia hehehe).

No geral diria que... nao deve ser prancha para durar muito... acho que isto parte com uma pancada mais forte... acho.. vamos la ver... pode so dobrar e recuperar.. vamos ver.. De qualquer maneira ja vi que vale a pena pintar o animal... esta aprovada... isto para o mar de troia deve ser um mimo...

Ainda nao tenho umas fotos da prancha como está agora... tembem está horrive lol... está cheia de betume e fibra... depois de pintada logo ponho aqui umas fotos :D

Bottom line, recomendo este shape :D impec...

Um abraço pessoa, boas pranchas!

{ SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER } { SHARE_ON_ORKUT } { SHARE_ON_DIGG } { SHARE_ON_MYSPACE } { SHARE_ON_DELICIOUS }
Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Mar 20, 2007 12:22 am 
Medium Poster

ups... no esquema de laminacao, a ultima camada de baixo nao é a tira de carbono, tem mais 80gr de vidro por cima.

Tem tanto vidro que nao sabia se ia flutuar... "She foats" :D

Abraço!

Profile
 Post subject: ei
PostPosted: Tue Mar 20, 2007 3:18 pm 
Rare Poster

ola a todos,

tiago, achas que se calhar para combateres essa torção da pranchas nao resultará pores o tecido de fibra a cruzar, ou seja , os varios layers de fibra ficarem a cruzar ou em direcçoes diferentes, se é que alguem me percebe..

abraços.

Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Mar 20, 2007 5:33 pm 
Medium Poster

Boas! Isso é uma optima ideia! O problema +e que o tecido vem em rolos de 1m de largura, nao da margem para cruzar a 45º :( É pena... Creio que só mesmo comprando tri ax... :(

Profile
 Post subject:
PostPosted: Tue Mar 20, 2007 7:53 pm 
Medium Poster

Tiago e onde estão as fotos???? :lol:
Kero ver essa "Nobile 666"... :wink:

Profile
Post new topic Reply to topic
 [ 5 posts ] 

All times are UTC + 1 hour