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Posted: Tue May 08, 2007 1:26 am
by Duarte Coelho
Eu mostrei-te uma prova como a proporcionalidade inversa do angulo de bolina versus velocidade do vento aparente, quando a velocidade varia, não está correcta, mas pronto, ok! já percebi... tu ficas com a tua ideia e eu fico com a minha! hehehhe! friends like allways!
tenho de experimentar essa prancha! experimentei a 1ª da North mas essa ainda nao! neste momento tou sem prancha e quero ver se arranjo uma com footstraps, visto que ultimamente só tenho andado "colado" á onda! mas também da muito gozo andar sem straps!
Abraço!
Posted: Tue May 08, 2007 2:06 am
by vasco
a navegar ao largo "90 graus...
....e se quiseremos ainda podemos descer um bocadinho ao vento e essa diferença entre vento aparente e vento real continua a ser positiva, mas só pode ser um bocadinho de nada!
Duarte a minha analise só tem duas variáveis.
Se queres complicar tambem posso complicar um bocadinho, que tal introduzirmos tambem a velocidade da corrente, a direcção da mesma e o tamanho da prancha.
Toma lá os desenhos
A análise destas situações nos permite fazer duas considerações gerais:
1. O vento aparente é sempre mais para a proa do que o vento real.
2. À medida que o vento real se move para a popa o vento aparente diminui de intensidade.
Posted: Tue May 08, 2007 10:28 am
by rjgf
Caros Vasco e Duarte,
estou a gostar da vossa "discussão" acerca do comprimento das ditas cujas..... eheheheh
Agora mais a serio, e sem ligar o "complicometro de gaja", penso que o comprimento ideal das linhas será entre os 18m e 25/27m dependendo do que se queira fazer...
Waveriding = linhas curtas(18 a 22/24m) aliado a um estilo "agressivo"
Freestyle/Freeride = linhas compridas(24 a 27m)
Posted: Fri May 11, 2007 2:10 am
by stunaite
Desculpem lá meter-m na conversa mas a intensidade do vento aparente não é obrigatoriamente maior com o angulo menor de bolina. Basta levar essa situação ao limite: a prancha quase parada num angulo de bolina maximo. Neste caso a intensidade do vento real é praticamente igual àintensidade do aparente
. Penso q a maior diferença entre a intensidade do vento real e do aparente deve ser quando nos deslocamos perto de 90º (para menos e não para mais)
Divirtam-se!
Posted: Fri May 11, 2007 10:28 am
by vasco
stunaite wrote:Desculpem lá meter-m na conversa mas a intensidade do vento aparente não é obrigatoriamente maior com o angulo menor de bolina. Basta levar essa situação ao limite: a
prancha quase parada num angulo de bolina maximo.
Neste caso a intensidade do vento real é praticamente igual àintensidade do aparente . Penso q a maior diferença entre a intensidade do vento real e do aparente deve ser quando nos deslocamos perto de 90º (para menos e não para mais)
Divirtam-se!
Da-se não vale a pena.
Se estiveres parado nem se quer há vento aparente.
Aqui vão uns exemplos practicos p quem não percebeu.
Se te deslocares contra o vento a uma velocidade de 6kn e o vento estiver com 6kn tb, o vento aparente são 12kn.
Se te deslocares a favor do vento a uma velocidade de 6kn e o vento estiver com 6kn, o vento aparente é 0kn.
O que vale é que p semana vai bombar, chega de conversa.
Posted: Sat May 12, 2007 11:14 pm
by Duarte Coelho
Vasco,
os teus exemplos práticos não existem, como é lógico, e por isso nao servem de exemplo! e o exemplo do barco também não serve para a questão pk tu no kite dificilmente consegues atingir um angulo inferior a 60 graus e relação á direcção do vento e no barco é facilimo!!
se quiseres um dia eu explico com desenhos, não vale a pena tar praki com mais explicações pk já expliquei todo o meu ponto de vista, agora só falta o desenho!
abraço!
e pra semana... non stop!
Posted: Sat May 12, 2007 11:18 pm
by Duarte Coelho
e o stunaite tem razao, para perceberes algumas situações é mais facil levá-las ao limite:
Se tiveres mesmo quase over-power, ou seja, quando tas naquela fase de "quase" nao aguentares com a asa a voar, por exemplo uma "C" de 16 metros2 com 2o nós, tás com um angulo de bolina o mais pequeno possivel e com uma velocidade tambem minima, mas ainda a navegar em cima da prancha, tens o vento aparente quase igual ao vento real, logo este é mais um dos casos k a tua proporcionalidade tá errada!
Posted: Sat May 12, 2007 11:26 pm
by Duarte Coelho
Posted: Sun May 13, 2007 12:56 am
by InMezzoAVoi
Hàmuito tempo tentai de procurar ( sem resultado em quanto acho que ninguem ainda fez ) um Grafico Polar VMG dum kite!!.....gostavo mesmo ver a differencia entra um barco a vela,um Ws e um Kite!!.
O que è um Diagrama Polar VMG ( Velocity Made Good..se lembro bem ) das velocidades??
è isto em baixo...esto è o chart mesmo dos barcos que anda na America's Cup!!...nao sei se conhecem esta race que mesmo agora estàa ser disputada na Espanha...
Esto diagrama mostra qual seràa melhor velocidade do barco em relaçao ao Vento Real, ao angulo entre a direçao do barco e aquela do vento real.
na parte esterna sao os graus entre 0 e 360..os numero vermelhos no centro è a velocidade do barco..e como podem ver a VMG melhor que è aquela que realmente interessa por chegar mais rapidamente a um target upwind è situada em corrispondencia das setas verdes.
Agora como seràcom um kite
....seràque com um GPS podemos costruir esto chart e assim ver qual seràa VMG melhor !!!.
ciao
Fabry
Posted: Sun May 13, 2007 1:15 am
by Duarte Coelho
Vasco, afinal os barcos até se assemelham em qualquer coisa ao kitesurf, o Diagrama Polar VMG das velocidades e dos angulos no kitesurf não ha-de tar muito longe do diagrama deste barcos...
Fabri, já podias ter mostrado este grafico ha mais tempo!
lol! escusavamos ter escrito tanto sobre este assunto! este gráfico traduz tudo o k eu disse!
abraço
Duarte