*

All times are UTC + 1 hour

Post new topic Reply to topic
 [ 8 posts ] 
Author Message
 Post subject: Downwind Forçado Carcavelos -> Praia da Saúde
PostPosted: Tue Apr 22, 2008 12:51 pm 
Medium Poster

21 de Abril 2008

Passei por Carcavelos às 14h e surpreendentemente reparei q soprava uma brisa de oeste entre 10 a 15 nós. Depois de aguns compromissos inadiaveis lá consegui chegar à praia às 15h45.O vento parecia um pouco mais fraco mas dava para andar. Montei o stuff e lá saí com pouco ventinho pelo meio dos surfistas (em quantidade abundante). Depois de 4 bordos com pouco vento e sempre a descair, decidi fazer um bordo maior para fora para tentar recuperar terreno; (big mistake). Quando inverti percebi q já não era possivel voltar à areia e a zona de rochas no final da praia junto ao forte, embora tenha 1a pequena praia pareceu-m 1a perigosa opção. Entrar com o kite por ali com tão pouco vento, com banhistas, etc... não m pareceu boa ideia.

Seguintes opções:

Praia da Torre - O forte cria uma zona sem vento frente à praia
St.Amaro - Tinha q ir semprejunto à costa com vento sideoff fraquinho. se o kite fosse à agua era impossivel recuperá-lo.

Cova doVapor - Pareceu-m uma opção viável mas entretanto lembrei-m q a maré iria começar a descer dentro de 30m; a previsão do vento tb indicava descida. Ficar sem vento ali na barra do tejo com a maré a descer podia acabar mal.

Assim, e na ausência da porra dum barco no raio de 2km (parece mentira mas parece q os barcos tinham desaparecido todos) decidi ir em direcção à Costa da Caparica, praia da saúde pois até tem lá perto um posto de bombeiros. Depois de 10 km a andar com pouquinho vento lá cheguei onde queria. Embrulho o kite, pego na prancha e vou com o stuff debaixo dos braços até ao posto dos bombeiros (1km a pé).

A minha preocupação era rapidamente desactivar qualquer meio de salvamento q entretanto tivesse sido activado pelos outros kiters q estavam na praia e alerta-los q eu estava em segurança (não fossem eles estar preocupados :wink: )

Surprise... 90 minutos depois de eu ter desaparecido atrás do forte ninguém tinha ainda dado qq alerta. :o

"Fia-te na virgem e não corras" pensei eu com os meus botões.

Enquanto através do posto de bombeiros tentava q algum meio policial m levasse de volta a Carcavelos, lá m parecebi q tinha sido acabado de ser dado 1 alerta para a policia maritima de Cascais. (2 horas depois de eu ter desaparecido) ; obrigado Hugo 8)

Se tivesse deixado o Kite cair com a maré a vazar 2 horas depois já devia estar na casa do ca%$#%lho com a noite a caír... etc, etc.

Mais, apercebi-m q muitos dos serviços para os quais contribuimos com os nossos impostos não funcionam.

Ex: Posto da policia maritima da Costa da Caparica estava fechado e ninguém atende os telefones. Os bombeiros saõ muito simpaticos mas funcionam + ou -s como vemos na televisão. Demoram uma eternidade a comunicar com outros organismos publicos. Sei q não havia qq urgencia mas percebi q não há qq coordenação.

Ao fim de 1a hora à espera q arranjassem 1 meio de m transportarem para Carcavelos optei pela solução privada e capitalista = Taxi.

Final da tarde em Carcavelos, com o corpinho e o material intactos com menos 35 Euros e com o saco e a bomba desaparecidos. Nada mau...pensei eu.

Vesti-me ainda cheguei a tempo a 1a reunião q tinha marcada para as 19h30 :lol:

I love this Sport :thumb:

{ SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER } { SHARE_ON_ORKUT } { SHARE_ON_DIGG } { SHARE_ON_MYSPACE } { SHARE_ON_DELICIOUS }
Profile
 Post subject: Re: Downwind Forçado Carcavelos -> Praia da Saúde
PostPosted: Wed Apr 23, 2008 5:15 pm 
Medium Poster

O sacoe a bomba tinham sido recolhidos pelo Antonio; já estão em meu poder :thumb:

Profile
PostPosted: Fri May 09, 2008 1:22 am 
Medium Poster

ja tinha ouvido falar no kitetuga, mas só sabia de teres ido para À costa e que tinha tudo corrido bem.

Tb já me aconteceu uma cena do género em cabo verde, fiquei sem vento e lá fui eu parar ao lá para o fim dos hotéis.

Neste casos é preciso é manter a calma e espera que alguem em terra se lembre de nós.

Cps

Profile
PostPosted: Fri May 09, 2008 11:05 am 
Rare Poster

Boas, o melhor é fazeres como eu!
Arranja uma capa impermeavel para o telemovel e leva-o contigo dentro do fato....ligas para o 112 porque tem sempre rede.
Eu nos meus tempos de windsurf fiquei 3h á deriva em carcavelos....o que me safou foi a maré estar a encher e fui apanhado por um veleiro quase ao pé do Bugio, se a maré tivese a vazar ia com o c....! parar a 10 km da costa!
A primeira coisa que fiz quando sai dali foi comprar uma capa para o TM e agora que faço mais kite é mesmo imprescendivel pois no windsurf um gajo ainda se pode por em sima da prancha e manter-se mais ou menos seco, agora no kite um gajo se tiver de passar uma noite no mar tá f.....!

Bons ventos :thumb:

Profile
PostPosted: Sun May 11, 2008 3:21 am 
Medium Poster

Pois kero falar contigo 1a vez q jám contaram várias versões dessa história (q já tem 1ns anos). Falaram-m d1 velhote ao largo de Carcavelos; ultimamente falaram-m e alguém q m pareceu o Zé Pedro Monteiro. Gostyava de saber os verdadeiros fbactos; tb sou windssurfista há 1ns 20 anos...

Profile
PostPosted: Tue May 13, 2008 10:49 am 
Rare Poster

stunaite wrote:
Pois kero falar contigo 1a vez q jám contaram várias versões dessa história (q já tem 1ns anos). Falaram-m d1 velhote ao largo de Carcavelos; ultimamente falaram-m e alguém q m pareceu o Zé Pedro Monteiro. Gostyava de saber os verdadeiros fbactos; tb sou windssurfista há 1ns 20 anos...

Boas.
Epá historias de gajos que já tiveram problemas em carcavelos é aos montes! Eu fiquei lá 3h...tive sorte que a maré estava a encher.
Aqui á uns anos o Peres... o tal (velhote) mas com muita energia...ficou 3 dias á deriva em cima da prancha com o pé de mastro partido e foi encontrado a umas 15milhas do cabo espichel por um barco da marinha e com 14 kilos a menos devido á desidratação!
Aqui á uns bons anos houve um gajo que tambem teve problemas e pelo que ouvi contar foi parar ao cabo espichel.... teve de amarinhar pela escarpa e pedir boleia de madrugada vestido com o fato de borracha.....é claro que o pessoal dos carros apanhava um susto do caraças!
Já houve um estranjeiro que nunca apareceu......só se deu á costa no Brasil!

Com pessoal do kite também já ouve algumas peripecias devido ao vento acabar e terem de ir sair ao forte por cima das rochas.

A praia de carcavelhos é muito traisoeira devido ás correntes do rio.... é preciso ter CUIDADO!

CAPA PARA O TM é o que eu aconselho!

Bons ventos :thumb:

Profile
PostPosted: Tue May 20, 2008 12:31 pm 
Rare Poster

BOA AVENTURA !!!
Raramente os posts aqui pelos foruns me cativam o interesse...o teu é enriquecedor... partilhas uma excelente experiência.
Como correu pelo melhor.... foi uma boa aventura!
Que todos aprendam e se lembrem do teu erro.
Eu só posso prafrasear o que tu próprio disseste:
" ...decidi fazer um bordo maior para fora para tentar recuperar terreno; (big mistake). "
Devemos marcar um corredor de segurança e não arriscar... saímos e andamos a pé...

Há muitos anos que no Algarve ando sozinho nos downwinds...30/35Km fico 7/8horas consecutivas a andar... o pior é à noite, de Inverno com vento Leste e ondulação forte (2/3mts)... vento nos 35/40knots... atravesso zonas desertas de mais de 15km... Repito: sozinho!!!
A sensação é brutal !!!
Até a Polícia Marítima já veio 2 x tentar saber o que passava... (têm vigilantes permanentes na costa com binóculos... não são assim tão ineficazes e descoordenados como dizes ;-)
Mas é verdade que não estão sensibilizados para um pronto-socorro a desportistas náuticos... como em Tarifa... que até te levam o material à praia... :-))))
Mas sempre me dei bem porque apesar de parecer louco :-)) nunca arrisco tudo... Inconscientemente... tu fizeste um bordo mais fora com vento side fraco... é acção imprudente!

Estes 2 últimos anos uso telemovel numa caixa impermeável e sempre tive gente de confiança nos check points previamente combinados...

- USO SEMPRE COLETE COM FLUTUABILIDADE SUFICIENTE PARA O MEU PESO!!!

Dou muitas vezes por mim à procura das saídas na praia... por não se vêem... saio lá pelas 21/22H (noite às 17/18H)... só vejo o que a lua ilumina nas espumas das ondas para guiar e dar ideia do tamanho da onda...
Tive azar no último que fiz porque rebentei um ombro numa queda mesmo ao sair... entrou uma rajada e não vi que a água estava a acabar :-))) ía com prancha de surf... voei e aterrei com o ombro numa daquelas valazinhas de maré vazia :-( ...já lá vão 3 meses e ainda dói que se farta...
Foi para aprender :D

Enfim... como tu dizes :

" I LOVE THIS SPORT !!!"

Bons ventos! ... não ventinhos...VENTOS!!! :thumb:

Profile
PostPosted: Wed May 21, 2008 1:52 pm 
Medium Poster

"Até a Polícia Marítima já veio 2 x tentar saber o que passava... (têm vigilantes permanentes na costa com binóculos... não são assim tão ineficazes e descoordenados como dizes ;-)"

No Algarve andam atentos pois o fluxo entrada de estupefacientes e de imigrantes ilegais é de elevado potencial. Se alguma vez te abordaram foi porque suspeitaram que trazias aí um saquito de "Chamom". Só q depois devem ter percebido pela tua expressão de "dor" que NUNCA poderias estar ali por dinheiro :P .

Se eu fosse a ti continuava a a confiar + no telemovel.

PS: Eu nunca cheguei a stressar pq o vento estava de Oeste. Foi1 passeio razoavelmente tranquilo.

Abraço

Profile
Post new topic Reply to topic
 [ 8 posts ] 

All times are UTC + 1 hour