Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Estudo para prancha wave

Forum for kitesurfers
User avatar
mpedroso
Medium Poster
Posts: 83
Joined: Sun Jul 31, 2005 10:50 pm
Brand Affiliation: None
Location: Mafra-Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Estudo para prancha wave

Postby mpedroso » Thu Mar 15, 2007 3:36 pm

Anda tudo com a febre de fazer pranchas e eu não fugi à regra... :lol:

Tenho falado bastante com o Tiago que me tem ajudado a compreender um pouco melhor o funcionamento deste mundo da construção caseira de pranchas e que em muito me tem auxiliado nessa mesma compreensão :thumb:

Venho aqui mostrar o desenho que fiz em CAD de uma hipotética prancha a construir por mim, digo hipotética pois não sei se o design funcionará e como tal gostaria de pedir as vossas opiniões. Este desenho agrega soluções de umas 3 pranchas diferentes, mas visto eu não ter experiência com pranchas de surf não sei se ficará grande espingarda...

A minha ideia é imprimir em perfil e em planta e cortar platex para depois marcar a prancha no poliestireno extrudido...

Digam-me o que acham do 'boneco' e se alteravam alguma coisa. ;)

Image

Obrigado!

Abraço e bom trabalho! :D

User avatar
rui duarte silva
Very Frequent Poster
Posts: 893
Joined: Sat Jun 28, 2003 9:13 am
Brand Affiliation: None
Location: Porto-Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby rui duarte silva » Thu Mar 15, 2007 5:13 pm

parece bem.....
a minha ta com 165x45

navigator
Rare Poster
Posts: 38
Joined: Fri Aug 25, 2006 1:29 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setubal, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby navigator » Fri Mar 16, 2007 12:04 am

Bem, na construção de tal prancha há problemas a resolver tais como:
-usar stringer em madeira (se for prancha pra ter a rigidez tda)
- tipo de fins...aparafusados como nas de kite ou com sistema fcs ou outro de surf;
- usares essas furações tdas pra por straps é impec..mas vais comprar e por tantos inserts quantos furos desenhaste? É dispendioso. E pq estão em duplicado? os straps tem parafusos duplos? E é esse o afastamento?

De resto o shape parece-me bem, força com isso.
Abraços

User avatar
mpedroso
Medium Poster
Posts: 83
Joined: Sun Jul 31, 2005 10:50 pm
Brand Affiliation: None
Location: Mafra-Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby mpedroso » Fri Mar 16, 2007 3:11 am

Obrigado aos vossos comentários Rui e navigator! :thumb:


@ navigator:

- que tipo de stringer (espessura, tipo de madeira e localização teria na prancha) deveria usar? Conheces algum site que possa elucidar?

- O ideal seriam fins 'de caixa' (penso ser este o termo indicado), mas será que a implementação desse sistema complicará a construção da prancha?

- A furação coloquei daquela forma pois vi assim numa prancha de ondas e coloquei também...(mariquice) Penso que irei usar straps 'normais' e agora que já desenhei o modelo 3D da prancha em CAD e calculei centro de massa e momentos de inércia e afins já posso situar melhor o local teórico indicado para inserir os inserts de modo a resultar uma prancha o mais equilibrada possivel, dentro dos meus conhecimentos...

Obrigado pelos teus comentários!!

:D

Abraço e boas construções ;)

niny
Rare Poster
Posts: 16
Joined: Fri Feb 16, 2007 3:11 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setúbal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby niny » Fri Mar 16, 2007 4:00 am

Boas!
Eu tb tou a construir uma direcional (wave) com 172*42, replica da airush 172 de 2002 ou 2004, n me lembro bem, em conjunto com o Navigator e com o Tiago!!o shape é mt semelhante a esse e segundo reviews q li a prancha tem um bom compromisso!!tenho um post no tópico de "fazer pranchas caseiras" com uma foto onde podes la ir dar uma vista de olhos!
eu só coloquei inserts para colocar apenas 2 footstraps, mas acho mais funcional 3 footstraps (2 c/ angulo de 45º á frente e um atrás central.deve ser mais confortável!
Dificuldade q tive foi fazer a proa da prancha pois o melhor será conseguir q a fibra dê a volta isto para q a resistência da prancha seja maior e ao mm tempo ficaria logo com os rails feitos e poupavas tempo e MUITO trabalho. Aconselho a q dês pequenos golpes em triangulo na fibra ainda antes de colocares resina epoxy(caso optes por esta solução), isto para q a fibra ja com a resina colocada n fique com pregas e consegues dps um melhor acabamento...mas isto dá algum trabalho mas acredita q o resultado final n tem nada a ver! o tempo de fazer isto será recompensado no final acredita!!!

De resto fiz caixas para colocar os fins (5 fins no meu caso) q depois seram furadas para levar fins aparafusados, pois faço intenção de ser eu a desenhar e fazer os fins!

Outro pormenor q eu fiz foi ter feito duplo concave na parte inferior da prancha pois pa dps subir ao vento é capaz de ajudar a cravar a prancha. Se optares por o fazer tb traça uma linha perfeitamente central na prancha da proa à popa da prancha vais-lhe dando com a lixa (eu usei umas esponjas q se vendem no AKI q é um retângulo de espuma com lixa em toda a volta, pois dàs-lhe a forma q quiseres) e dps para verificares se está igual dos dois lados metes a prancha com uma luz da proa ou da popa da prancha e com uma régua metálica vais colocando por cima pa ver se tas a colocar a mesma profundidade dos dois lados.

Agora força nisso 8) !!!!! Mãos à obra!!! :thumb:

navigator
Rare Poster
Posts: 38
Joined: Fri Aug 25, 2006 1:29 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setubal, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby navigator » Fri Mar 16, 2007 1:38 pm

Bem, esse campo das pranchas tipo surf ainda nao estudei decentemente porque ainda não ando nas ondas :oops:

Andei a fibrar prancha de um amigo, de surf, que vai levar os copinhos do sistema FCS brevemente. Os fins são comprados e não são baratuxos. Os copinhos são postos depois da fibragem, com uma broca craniana retiras uma rodela de fibra pra aquilo ser la instalado.
Esta prancha começou por um blank em EPS com stringer prai de 5 ou 6 mm.

Pra uma de kite, que é mais pequena, sugiro também perto de 4 a 6 mm de espessura de stringer, mais não deve melhorar. Pelo que vi, balsa é impec, pinho também há de dar, pesa é mais e resiste mais. O stringer é smp no eixo longitudinal da prancha, nose to tail. Arranjei site pra veres o stringer.

http://www.follysurfcam.com/surfing/sur ... oards.html

Fins com parafusos passantes na prancha, convém fazer caixas, tapar por baixo com fita cola e verter pra lá resina+micro-esferas pra endurecer a zona e poderes furar e estar sempre selado para o interior da prancha.

Para os inserts, fazes caixas com a profundidade certa mas mais largos que os inserts e colocas lá os inserts cheios por dentro de plasticina ou cera. Depois vertes poliuretano liquido ou resina epoxy com micro-esferas para os fixar e distribuir um pco a pressão que eles podem criar na fibra ao serem puxados.

A prancha do amigo Niny tem 172 de comprimento, uma boa fibragem e para mim o stringer é dispensável.

Ahh, por fim, eu colocaria o centro do stance que vais pôr, aí uns 5 a 10 cm recuado do centro de massa para o tail para teres o nose um pco aliviado e levantado na água..mas como disse, sou teórico. Inda não tenho experiencia nisto.
Bom projecto.
Attachments
Image(21).jpg
Image(21).jpg (17.23 KiB) Viewed 1767 times
Image(20).jpg
Image(20).jpg (21.06 KiB) Viewed 1769 times

User avatar
mpedroso
Medium Poster
Posts: 83
Joined: Sun Jul 31, 2005 10:50 pm
Brand Affiliation: None
Location: Mafra-Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby mpedroso » Fri Mar 16, 2007 3:15 pm

Obrigado a ambos!! :thumb:

Paulo Gomes
Medium Poster
Posts: 104
Joined: Mon Oct 11, 2004 11:14 pm
Brand Affiliation: None
Location: Coimbra
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Paulo Gomes » Fri Mar 16, 2007 3:44 pm

Deixo a minha opinião, sobre as dúvidas colocadas:

Quanto á largura da prancha ?
A largura máxima da prancha deve variar alguns centímetros relativamente ao centro desta, da seguinte maneira : Para vento fraco e ondas pequenas, a largura máxima deve recuar, porque o apoio é feito no pé de trás. Para vento forte e ondas grandes a largura avança porque o apoio é feito essencialmente á frente.

Rails ?
Para uma prancha de light wind e pequenas ondas, em que a velocidade de navegação é baixa, os rails devem ser redondos, (tal como o esquema apresentado neste tópico) e a partir de 1/3 começam a ganhar uma pequena aresta.
Para vento forte , é necessário que a prancha tenha controlo e estabilidade, aí os rails a partir de 1/3 começam a ser mais agressivos , para melhor prender a água.

Espessura ?
Quanto mais vento, mais fina deve ser , para ter controle e melhorar o surf. Com vento fraco o volume ajuda a planar mais cedo.

Fins ?
Como os rails são redondos , o plano anti-deriva da prancha é efectuado pelos fins que têm que ser grandes. Quanto mais rígidos melhor. Para vento fraco e ondas pequenas a distância entre eixos destes deve ser reduzida e para vento forte e grandes ondas o afastamento deve ser maior.

User avatar
mpedroso
Medium Poster
Posts: 83
Joined: Sun Jul 31, 2005 10:50 pm
Brand Affiliation: None
Location: Mafra-Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby mpedroso » Sat Mar 17, 2007 5:13 pm

Thanks pelas dicas Paulo! :thumb:


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: Abaltasis, airsail, Blackened, Bladebarry, bragnouff, bshmng, DanielorDani, elrizo, fleetrico, FunOnTheWater, Indulang, jjm, joop, omg, rnelias, SENDIT!, Xtream, zlatko23 and 420 guests