Oi Fabry!
1º k tudo este gráfico é muito interessante, onde descobris-te??? sempre pensei como seria este gradiente de vento, e nunca tinha tido esta info!!
seria porreiro se tivesses os diferentes gradientes de vento para aqueles ventos k embatem em diferentes planos inclinados, como por exemplo falésias ou dunas, pk eu também faço parapente e voo bastante em falésia, onde aproveito a ascendente k embate de frente para a falésia. se tiveres mais gráficos destes manda-me sff!
em relação ao tópico, acho k esse tema da rotação da janela dinâmica "aparente" em torno da nossa vertical daria para muita conversa, para além da questao dos comprimentos. concordo com quase tudo o k disseste mas há uns pontos k gostaria de escrever:
em relação ao vento aparente, podemos dizer k existem dois tipos de vento aparente, aquele k como tu dizes, k é gerado pela nossa velocidade em cima da prancha e consequentemente pela asa em movimento horizontal "no caso de estar parada no mesmo angulo em relaçao ao horizonte" e aquele vento aparente que é gerado pela movimentação da asa para cima e para baixo, "a chamada remada em 8" k geralmente é necessário criar quando estamos e voar "under power" com vento fraco. este ultimo também pode ser criado com o voo estatico, ou seja, conosco parados no mesmo sitio, sendo que neste caso não ha rotação da janela de vento. este ultimo processo de criar vento aparente é uma grande vantagem nossa, em relação aos outros desportos de vela, pk conseguimos através de movimentos verticais multiplicar a velocidade do vento real por um coeficiente bastante maior k noutros desportos, como o windsurf por exemplo.
...então com linhas curtas não temos altura, nem amplitude para movimentar a asa para cima e para baixo, logo estamos apenas restringidos ao vento aparente criado pela nossa velocidade em cima da prancha.
em relaçao ao angulo de bolina e á nossa velocidade em cima da prancha é assim k funciona como tu dizes, mas penso k isso só se aplica com vento forte, pk com vento fraco "under power" por vezes apenas consegues andar "ao largo" e se começares a cravar o pé de trás reduzes muito o vento aparente e a janela tende a voltar para a posição real! e aqui, com vento fraco é k se consegue ver quem tem tecnica de voo, ou seja, quem consegue aumentar o vento aparente sem perder o angulo de bolina! esta tecnica de bolina com vento fraco tem haver com tecnica de voo da asa e tambem muita tecnica de prancha, porque por vezes quanta mais superficie de prancha tiveres em cima de agua, mais consegues bolinar... e se não tiveres finos ainda é melhor... lol, já experimentei fazer isso e é louco, com vento fraco, bolinas mais sem finos do k com finos!
Em relação tambem á diferença de bolina com diferentes comprimentos, já andei com linhas de 40 metros e de 21 m, e notei diferença com vento forte, com linhas curtas bolinei mais, mas neste caso deveu-se mesmo ao arrasto das linhas.
Abraço e bom vento pro algarve!
Duarte