Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Questão do comprimento!!!

Forum for kitesurfers
Duarte Coelho
Medium Poster
Posts: 67
Joined: Fri Sep 16, 2005 2:33 am
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Duarte Coelho » Tue May 08, 2007 1:26 am

Eu mostrei-te uma prova como a proporcionalidade inversa do angulo de bolina versus velocidade do vento aparente, quando a velocidade varia, não está correcta, mas pronto, ok! já percebi... tu ficas com a tua ideia e eu fico com a minha! hehehhe! friends like allways! :thumb:
tenho de experimentar essa prancha! experimentei a 1ª da North mas essa ainda nao! neste momento tou sem prancha e quero ver se arranjo uma com footstraps, visto que ultimamente só tenho andado "colado" á onda! mas também da muito gozo andar sem straps!
Abraço!

User avatar
vasco
Very Frequent Poster
Posts: 706
Joined: Tue Jun 08, 2004 12:02 am
Brand Affiliation: None
Location: Carcavelos, PORTUGAL.
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby vasco » Tue May 08, 2007 2:06 am

a navegar ao largo "90 graus...
....e se quiseremos ainda podemos descer um bocadinho ao vento e essa diferença entre vento aparente e vento real continua a ser positiva, mas só pode ser um bocadinho de nada!
:duh:

Duarte a minha analise só tem duas variáveis.
Se queres complicar tambem posso complicar um bocadinho, que tal introduzirmos tambem a velocidade da corrente, a direcção da mesma e o tamanho da prancha.


Toma lá os desenhos :lol:



A análise destas situações nos permite fazer duas considerações gerais:
1. O vento aparente é sempre mais para a proa do que o vento real.
2. À medida que o vento real se move para a popa o vento aparente diminui de intensidade.
Attachments
4_ventoaparente.jpg
4_ventoaparente.jpg (37.36 KiB) Viewed 2320 times
2_ventoaparente.jpg
2_ventoaparente.jpg (28.29 KiB) Viewed 2319 times

rjgf
Frequent Poster
Posts: 201
Joined: Thu Dec 15, 2005 4:35 pm
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby rjgf » Tue May 08, 2007 10:28 am

Caros Vasco e Duarte,
estou a gostar da vossa "discussão" acerca do comprimento das ditas cujas..... eheheheh

:D :D :D

Agora mais a serio, e sem ligar o "complicometro de gaja", penso que o comprimento ideal das linhas será entre os 18m e 25/27m dependendo do que se queira fazer...
Waveriding = linhas curtas(18 a 22/24m) aliado a um estilo "agressivo"
Freestyle/Freeride = linhas compridas(24 a 27m)

stunaite
Medium Poster
Posts: 146
Joined: Thu Jun 01, 2006 5:43 pm
Brand Affiliation: None
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby stunaite » Fri May 11, 2007 2:10 am

Desculpem lá meter-m na conversa mas a intensidade do vento aparente não é obrigatoriamente maior com o angulo menor de bolina. Basta levar essa situação ao limite: a prancha quase parada num angulo de bolina maximo. Neste caso a intensidade do vento real é praticamente igual à intensidade do aparente :wink: . Penso q a maior diferença entre a intensidade do vento real e do aparente deve ser quando nos deslocamos perto de 90º (para menos e não para mais)

Divirtam-se!

User avatar
vasco
Very Frequent Poster
Posts: 706
Joined: Tue Jun 08, 2004 12:02 am
Brand Affiliation: None
Location: Carcavelos, PORTUGAL.
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby vasco » Fri May 11, 2007 10:28 am

stunaite wrote:Desculpem lá meter-m na conversa mas a intensidade do vento aparente não é obrigatoriamente maior com o angulo menor de bolina. Basta levar essa situação ao limite: a prancha quase parada num angulo de bolina maximo. Neste caso a intensidade do vento real é praticamente igual à intensidade do aparente :wink: . Penso q a maior diferença entre a intensidade do vento real e do aparente deve ser quando nos deslocamos perto de 90º (para menos e não para mais)

Divirtam-se!
Da-se não vale a pena.

Se estiveres parado nem se quer há vento aparente.

Aqui vão uns exemplos practicos p quem não percebeu.

Se te deslocares contra o vento a uma velocidade de 6kn e o vento estiver com 6kn tb, o vento aparente são 12kn.

Se te deslocares a favor do vento a uma velocidade de 6kn e o vento estiver com 6kn, o vento aparente é 0kn.

O que vale é que p semana vai bombar, chega de conversa. :bye:

Duarte Coelho
Medium Poster
Posts: 67
Joined: Fri Sep 16, 2005 2:33 am
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Duarte Coelho » Sat May 12, 2007 11:14 pm

Vasco,

os teus exemplos práticos não existem, como é lógico, e por isso nao servem de exemplo! e o exemplo do barco também não serve para a questão pk tu no kite dificilmente consegues atingir um angulo inferior a 60 graus e relação á direcção do vento e no barco é facilimo!!
se quiseres um dia eu explico com desenhos, não vale a pena tar praki com mais explicações pk já expliquei todo o meu ponto de vista, agora só falta o desenho!
abraço!
e pra semana... non stop!

Duarte Coelho
Medium Poster
Posts: 67
Joined: Fri Sep 16, 2005 2:33 am
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Duarte Coelho » Sat May 12, 2007 11:18 pm

e o stunaite tem razao, para perceberes algumas situações é mais facil levá-las ao limite:
Se tiveres mesmo quase over-power, ou seja, quando tas naquela fase de "quase" nao aguentares com a asa a voar, por exemplo uma "C" de 16 metros2 com 2o nós, tás com um angulo de bolina o mais pequeno possivel e com uma velocidade tambem minima, mas ainda a navegar em cima da prancha, tens o vento aparente quase igual ao vento real, logo este é mais um dos casos k a tua proporcionalidade tá errada!

Duarte Coelho
Medium Poster
Posts: 67
Joined: Fri Sep 16, 2005 2:33 am
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Duarte Coelho » Sat May 12, 2007 11:26 pm

Attachments
ventos aparentes.gif
ventos aparentes.gif (23.5 KiB) Viewed 2188 times

User avatar
InMezzoAVoi
Frequent Poster
Posts: 207
Joined: Wed Mar 10, 2004 8:37 pm
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby InMezzoAVoi » Sun May 13, 2007 12:56 am

Hà muito tempo tentai de procurar ( sem resultado em quanto acho que ninguem ainda fez ) um Grafico Polar VMG dum kite!!.....gostavo mesmo ver a differencia entra um barco a vela,um Ws e um Kite!!.

O que è um Diagrama Polar VMG ( Velocity Made Good..se lembro bem ) das velocidades??

è isto em baixo...esto è o chart mesmo dos barcos que anda na America's Cup!!...nao sei se conhecem esta race que mesmo agora està a ser disputada na Espanha...

Esto diagrama mostra qual serà a melhor velocidade do barco em relaçao ao Vento Real, ao angulo entre a direçao do barco e aquela do vento real.

na parte esterna sao os graus entre 0 e 360..os numero vermelhos no centro è a velocidade do barco..e como podem ver a VMG melhor que è aquela que realmente interessa por chegar mais rapidamente a um target upwind è situada em corrispondencia das setas verdes.

Agora como serà com um kite :lol: ....serà que com um GPS podemos costruir esto chart e assim ver qual serà a VMG melhor !!!.

ciao

Fabry
Attachments
diagramma_polare.gif
diagramma_polare.gif (18.77 KiB) Viewed 2175 times

Duarte Coelho
Medium Poster
Posts: 67
Joined: Fri Sep 16, 2005 2:33 am
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Duarte Coelho » Sun May 13, 2007 1:15 am

Vasco, afinal os barcos até se assemelham em qualquer coisa ao kitesurf, o Diagrama Polar VMG das velocidades e dos angulos no kitesurf não ha-de tar muito longe do diagrama deste barcos...
Fabri, já podias ter mostrado este grafico ha mais tempo! :thumb: lol! escusavamos ter escrito tanto sobre este assunto! este gráfico traduz tudo o k eu disse!
abraço
Duarte


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: Aberdovy kiter, Baidu [Spider], Brent NKB, Breze, Google [Bot], joop, Kitemenn, mati, Matty V, mexer, Peter_Frank, sakara, tobesen, Trent hink, universalflush, UrosR, Xtream and 162 guests