Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Melhor Prancha 2007

Forum for kitesurfers
User avatar
Pedro Marcos
Very Frequent Poster
Posts: 2182
Joined: Mon Sep 23, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Portugal - Algarve - Faro
Has thanked: 0
Been thanked: 4 times

Postby Pedro Marcos » Wed Jul 11, 2007 2:56 pm

Alto Flex e Alto Pop são duas coisas que não vêm juntas. :)

Desenho:

Muito Flex = Pouco Pop, não é dificil de perceber porquê.

Prancha com "alto" flex:

-> Confortavel no Mar
-> Mais suave nas aterragens
-> Mais confortavel a navegar
-> Menos pop
-> Mais dificuldade de equilibrio após a aterragem.

Prancha com "alto" pop:

-> Desconfortavel no Mar
-> Dura a navegar, sente-se tudo.
-> Dura a aterrar.
-> Alto pop
-> Melhor equilibrio após aterragem.


O ideal para o praticante regular de kitesurf é um compromisso entre estas duas coisas, nem uma nem outra.

Os "pros" usam em geral pranchas super rijas, pouco flex e pads com pouca espessura. Minimo conformo, maximo de sensibilidade.
Os que podem escolher as pranchas claro, alguns usam o mais proximo disto que a marca disponibiliza.

User avatar
piedroporto
Very Frequent Poster
Posts: 1749
Joined: Sun Oct 31, 2004 10:06 pm
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby piedroporto » Wed Jul 11, 2007 7:30 pm

Alto Flex e Alto Pop são duas coisas que não vêm juntas
também pensava assim até experimentar a hard-core 4. acredita que sei do que tou a falar, pergunta ao rui duarte silva que ele tem uma também.
a prancha tem alto flex devido aos acabamentos que tem e vai buscar o pop ao sistema de quadruplo concave que mais nenhuma prancha tem... quais são os segredos do design não me perguntes, mas tens a explicação na pagina da kiteloose se quiseres te dar o trabalho.

acredita, mantenho a frase que digo, alto flex e alto pop! uma das melhores pranchas que já andei.

Xkite
Frequent Poster
Posts: 404
Joined: Thu Feb 19, 2004 11:35 pm
Brand Affiliation: None
Location: portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Xkite » Wed Jul 11, 2007 8:16 pm


Seaman
Frequent Poster
Posts: 294
Joined: Wed Sep 27, 2006 9:43 am
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Seaman » Thu Jul 12, 2007 9:40 am

Já agora também dou a minha opinião do que já experimentei:

TT: JaimePro 2008 ou Naish Thorn 2008. Também gostei da Cesarpro 2008 mas é rija como os cornos só mesmo para água lisa.

Surf: Fone signature 5'8. Leve, rapida, estável e aquele pad no deck é um mimo para cambar.

User avatar
Pedro Marcos
Very Frequent Poster
Posts: 2182
Joined: Mon Sep 23, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Portugal - Algarve - Faro
Has thanked: 0
Been thanked: 4 times

Postby Pedro Marcos » Fri Jul 13, 2007 2:16 am

Alto flex = no pop, e qto mais flex menos até chegar quase ao valor 0.

O Flex dissipa a energia que vem da pressão que fazes na prancha qdo a metes flat antes de uma manobra.

Super dura = no pop na mesma, em caso extremo, se a prancha não tem nenhum flex nao pode acumular energia nenhuma.

Ha um post no forum internacional sobre isto, em que +/- todos concordam com o mesmo conceito, alguns dizem que a largura do tail também conta e o rocker ta prancha.

Se olhares para uma tabua de wakeboard , ela é praticamente quadrada e muito rija.

Isto é tudo muito bonito, mas mais uma vez, a tecnica de quem tem lá os pés conta 90%, pelo menos na parte do pop.

A prancha tem muita influencia essencialmente no upwind, na velocidade de navegação e no conforto. Ainda está para vir uma prancha com 132-39 (as minhas dimensoes preferidas) que não me mande agua para a cara.

Seaman
Frequent Poster
Posts: 294
Joined: Wed Sep 27, 2006 9:43 am
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Seaman » Fri Jul 13, 2007 9:29 am

Fica aqui um link muito útil de um shaper conceituado que explica o que o Pedro refere:

http://www.dcboardz.com/kite.html

É o mesmo shaper que fez o comentários referidos pelo Pedro no internacional (não consigo encontrar o link para este mas lembro-me que era bastante elucidativo).
Ainda está para vir uma prancha com 132-39 (as minhas dimensoes preferidas) que não me mande agua para a cara.
Neste departamento a JaimeL porta-se muito bem devido ao seu concavo asimétrico....cospe muito bem a água para fora do teu alcançe no toeside.

User avatar
piedroporto
Very Frequent Poster
Posts: 1749
Joined: Sun Oct 31, 2004 10:06 pm
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby piedroporto » Fri Jul 13, 2007 3:23 pm

. Ainda está para vir uma prancha com 132-39 (as minhas dimensoes preferidas) que não me mande agua para a cara.
lol... qnt a issó só depende do spot onde andas... em Esposende no laguinho não há agua pra cara de ninguem... quando entras dentro do rio com mais de 20nós é sempre a ligar os para-brisas!

concordo com a tua explicação do pop e flex. No entanto, em relação a esta prancha, continuo a dizer-te (e só experimentado é que ias perceber) que ela tem ALTO FLEX e ALTO POP. se tivesse que a escalonar de 1-5 diria que FLEX 5, POP 4 !
tu próprio dizes que há quem diga que o rocker da prancha tb é importante... eu digo-te que esta prancha prova que não só é importante como fundamental.

Experimenta por ti próprio e vês...

Curtia que o Rui viesse aqui dar uma palavrinha sobre a prancha... eu tive uma mas já a vendi há uns tempos, o rui tem uma igual agora, pode dizer de sua justiça 8)

slimchance
Medium Poster
Posts: 54
Joined: Sun Sep 09, 2007 8:08 pm
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby slimchance » Fri Sep 14, 2007 8:27 pm

para mim a melhor e a 666 ext 2007


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: 20kts, alekbelia, Bartolo, Bing [Bot], Breze, BrianMaiden, chidism, decay, diogoveb, Exage, Exal, gl, IDAVIS, Kitemenn, mexer, nothing2seehere, Pera, Smeagle, tobesen, Trent hink, universalflush, Ventum and 172 guests