Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Kite invertido?!!

Forum for kitesurfers
Carekini
Medium Poster
Posts: 95
Joined: Sat Mar 25, 2006 7:02 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setobal, Peniche
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Kite invertido?!!

Postby Carekini » Mon Aug 06, 2007 5:37 pm

Boas ppl!
hoje estava eu a curtir umas ondas e de repente o kite inverte, se é isso que se chama, alguem me pode dizer como é k é possivel isso acontecer!!??
A asa é um waroo 06 de 7m.
Resultado, uma boia nova:(
:bye:

User avatar
jmopd
Frequent Poster
Posts: 312
Joined: Sun Jul 11, 2004 11:43 am
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby jmopd » Mon Aug 06, 2007 9:13 pm

O vento estava de rajada ?

Se a asa estiver pouco cheia e o vento estiver de rajada com as linhas folgadas isso pode provocar a inversão, ou mesmo fcar c/ a asa numa bola

Havia um filme feito p/ Wawando no Guincho c/ vento forte de rajada em q a asa se embrulhava no ar, alguém pode meter um link p/ esse filme ?

Seaman
Frequent Poster
Posts: 294
Joined: Wed Sep 27, 2006 9:43 am
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Seaman » Tue Aug 07, 2007 8:38 am

hoje estava eu a curtir umas ondas e de repente o kite inverte, se é isso que se chama, alguem me pode dizer como é k é possivel isso acontecer!!??
É simples....porque é um nabo do c*********...estes kites invertem quando o vento é muito rajado e se larga a barra muito depressa na rajada...além disso se estiver pouco cheio é meio caminho andado para a inversão...particularmente os waroo que têm um bordo de ataque muito fino.

Medidas a tomar:
- encher à homem....entenda-se até parecer pedra;
- manter sempre alguma tensão nas linhas de direcção;
- não largar o depower muito depressa.

Já agora isso inverteu em pleno vôo, embrunhado nas ondas quando te espanhas-te ou o kê?

User avatar
kjo
Very Frequent Poster
Posts: 750
Joined: Thu May 13, 2004 11:57 am
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby kjo » Tue Aug 07, 2007 10:11 am

porra não me lixem ... se inverte é porque está mal feito... temos de melhorar e fazer com que as novas asas não invertam e ponto final...

Agora encher, controlar o depower e não sei quê isso para mim é tanga...

Isto claro se não estava a meio gás com 14-25 nós de vento rajado na costa como agora... se andarmos a mexer com a bridle, (no caso das sonic) mais propriamente com o stopper da roldana da bridle arriscamonos a q a asa faça esses efeitos estranhos

Todas as asas podem voar invertidas... a minha Kobra 2004 voou uma vez invertida no brazil e resultado- mais um rasgão na sua já longa manta de retalhos

JRDFOX
Rare Poster
Posts: 22
Joined: Tue Nov 07, 2006 12:18 pm
Brand Affiliation: None
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby JRDFOX » Tue Aug 07, 2007 11:28 am

e verdade...
eu tenho um waroo de 9m e ja me aconteceu o mesmo (e podes crer que o bordo de ataque estava bem cheio)... isso acontece-me apenas quando tenho kite no zenit e se largar a barra por completo...
no entanto fiz uma experiencia e deu +/- resultado, reduzi as linhas de direcção e para ja ainda nao voltou a acontecer... :thumb:

Seaman
Frequent Poster
Posts: 294
Joined: Wed Sep 27, 2006 9:43 am
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Seaman » Tue Aug 07, 2007 12:05 pm

porra não me lixem ... se inverte é porque está mal feito
Mal feito é deixarem gaijos como tu fazerem kite :bang: que nem sabe subir ao vento e atropela surfistas :baeh2: . Então a tua Kobra estava mal feita não ????

Quando um kite inverte em vôo normal então está mal feito ou mal afinado (até agora ainda só vi um)...agora quando inverte (particularmente em vento rajado) porque está mal cheio ou por perda de tensão nas linhas de direcção é erro do macaco na barra...o único kite que inverti até hoje foi a minha boxer porque me espetei contra um banco de areia as linhas perderam a tensão entrou uma rajada e BAM...kite invertido....kite mal feito?? Não!! Erro do macaco.
Estes kites necessitam de alguma tensão nas linhas para estabilizar e quando não se sabe utilizar/abusam do depower destes kites olha...inversão.....e toca de culpar o kite porque o macaco esse faz sempre tudo bem.
no entanto fiz uma experiencia e deu +/- resultado, reduzi as linhas de direcção e para ja ainda nao voltou a acontecer...
Esta pode também ser uma solução para prevenir inversões ou então encurtar a linha de depower.... fica-se com menos depower mas o risco é menor.

Mas existem por aí alguns meninos que uí...se ficam sem os 100% depower é o fim do mundo....não é oh Mister K :mamma: :lol: :lol:

Carekini
Medium Poster
Posts: 95
Joined: Sat Mar 25, 2006 7:02 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setobal, Peniche
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Carekini » Tue Aug 07, 2007 5:18 pm

boas!
O kite inverteu em pleno voo:(, e o vento devia mandar umas rajadas de 30 knots ou mais , a minha sorte é que n estava muito fora, se não axo que ficava por lá com o mar que estava,
O kite estava bem cheio e a razão para isto acontecer é mesmo defeito.
Amanha ja devo ter a boia nova e faço-me à agua de novo.
:bye:

User avatar
diupiu
Rare Poster
Posts: 23
Joined: Tue Aug 15, 2006 12:03 pm
Brand Affiliation: None
Location: Guincho
Has thanked: 0
Been thanked: 0

waroo

Postby diupiu » Wed Aug 08, 2007 12:18 am

Viva pessoal,

a minha experiência com waroo no Guincho já é vasta... 9, 12 e 14mts

É verdade que eles invertem... mas também é verdade que o jeito do "macaco" (como o seaman nos chama) também pode evitar o problema... afrouxar devagar o deepower, encurtar o cabo, bem como encher bem a boia transversal central... mais uma vez como o seaman diz: "à homem".

Mas melhor, melhor... é consultar as tabelas de upgrade nos ajustes das bridles que foram aconselhadas pela BEST. Depois fazer a 2ª recomendação: cortar a bridle e fazer extensões ajustáveis na zona das pulleys.

Nota-se que com mais vento e "macacos" mais pesados é mais frequente a inversão dos tips ou "em laço"... e com a bridles das pulleys muito compridas "vibra" o topo ameaçando a inversão ( "em oito")...

Encontrei sempre as waroo excelentes kites... debati-me com as afinações até ajustar o kite ao meu peso e ventos que tenho no Guincho.

Hoje estão excelentes... e tirando a construção média (que é fraca para mim com 95kg e a andar até 35-40knots) recomendo-as a todos que pensem comprar a Waroo 2006... rodam sobre o seu eixo mais rápido que a maioria dos kites no mercado.

Espero que o meu testemunho ajude... abraço a todos.

PS-> Quando cair á agua e estiver muito vento basta puxar uma das linhas mas... asseguir, agarrem-se ao conjunto do deepower( à tira vermelha) e não à barra afrouxada.... isso não basta e ele voltava a inverter a meia altura.

Carekini
Medium Poster
Posts: 95
Joined: Sat Mar 25, 2006 7:02 pm
Brand Affiliation: None
Location: Setobal, Peniche
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Re: waroo

Postby Carekini » Wed Aug 08, 2007 3:02 am

diupiu wrote:Viva pessoal,

a minha experiência com waroo no Guincho já é vasta... 9, 12 e 14mts

É verdade que eles invertem... mas também é verdade que o jeito do "macaco" (como o seaman nos chama) também pode evitar o problema... afrouxar devagar o deepower, encurtar o cabo, bem como encher bem a boia transversal central... mais uma vez como o seaman diz: "à homem".

Mas melhor, melhor... é consultar as tabelas de upgrade nos ajustes das bridles que foram aconselhadas pela BEST. Depois fazer a 2ª recomendação: cortar a bridle e fazer extensões ajustáveis na zona das pulleys.

Nota-se que com mais vento e "macacos" mais pesados é mais frequente a inversão dos tips ou "em laço"... e com a bridles das pulleys muito compridas "vibra" o topo ameaçando a inversão ( "em oito")...

Encontrei sempre as waroo excelentes kites... debati-me com as afinações até ajustar o kite ao meu peso e ventos que tenho no Guincho.

Hoje estão excelentes... e tirando a construção média (que é fraca para mim com 95kg e a andar até 35-40knots) recomendo-as a todos que pensem comprar a Waroo 2006... rodam sobre o seu eixo mais rápido que a maioria dos kites no mercado.

Espero que o meu testemunho ajude... abraço a todos.

PS-> Quando cair á agua e estiver muito vento basta puxar uma das linhas mas... asseguir, agarrem-se ao conjunto do deepower( à tira vermelha) e não à barra afrouxada.... isso não basta e ele voltava a inverter a meia altura.
Onde é que posso ver essas tabelas, e como fazer esses ajustes...agradeço umas dicas.
Cps

Seaman
Frequent Poster
Posts: 294
Joined: Wed Sep 27, 2006 9:43 am
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro, Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Seaman » Wed Aug 08, 2007 9:14 am

Podes encontrar no site da Best..é só pesquisar....no entanto se bem me lembro para as de 7 m não havia nenhum ajuste..apenas de 9 m para cima. As estensões também são boa ideia pois podes substituir quando surge desgaste em vez de esperares que parta (e consequente filme).
Nota-se que com mais vento e "macacos" mais pesados é mais frequente a inversão dos tips ou "em laço"... e com a bridles das pulleys muito compridas "vibra" o topo ameaçando a inversão ( "em oito")...
Não entendi esta descrição...que queres dizer?? Os warro têm um bordo de ataque muito fino o que em vento muito rajados provoca uma deformação do kite em que parece que as pontas do kite querem abrir e que o meio do kite se vai dobrar o meio......é isto que queres dizer?? A mim aconteceu-me muito isto e mais uma vez basta manter tensão nas linhas de direcção para isto se resolver.

E já agora...Oh careca...a avaliar pela maneira com enches o teu slingshot...o waroo devio estar mesmo bem cheio sim senhor :strong: :greenlaugh:


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: aendorphin, Bing [Bot], Blackened, Brent NKB, bshmng, Chriz76, DanielorDani, Dirk, eloico, funalex, Google [Bot], Ice101, mati, Mikkelza, nherbold, rocketcapetown, Sander O, suisd12, Ventum, zlatko23 and 282 guests