Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

A escolha dos kites

Forum for kitesurfers
User avatar
taabsr
Very Frequent Poster
Posts: 1585
Joined: Wed Nov 13, 2002 1:00 am
Kiting since: 2002
Gear: North orbit
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 17 times
Been thanked: 18 times
Contact:

A escolha dos kites

Postby taabsr » Fri May 23, 2003 9:36 pm

O k vos faz escolher este ou aquele kite.
Quais as qualidades do kite k vos interessa neste momento.
O marketing da marca tem mt peso?
As competições?
A reputação da marca?
A assistencia pos venda?
A proximidade da loja/vendedor?
O preço?
Quais os pros e contras e o k vos faz optar por esta ou aquela marca/asa
Last edited by taabsr on Fri Jan 23, 2004 5:57 pm, edited 2 times in total.

User avatar
CC
Very Frequent Poster
Posts: 795
Joined: Tue Feb 25, 2003 11:08 pm
Brand Affiliation: None
Location: Barreiro
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby CC » Sun May 25, 2003 10:03 pm

1 - Preço e Durabilidade.

Reputação da marca? - Não me interessa nada, os "Pintas" deveriam ir ao centro comercial e não para a praia, mesmo assim há muitos por lá, enquanto o kite for moda temos que levar com eles !

Assistência pós venda? - Dá jeito nas garantias, desde que se prove que o estrago foi defeito de fabrico (nem sempre é fácil).



Na minha opinião, entre os kites de tubos pouca diferença existe. É tudo marketing. Os profissionais já faziam coisas incríveis com material de 2000 e 2001, por isso o que interessa é o preço e a durabilidade de uma asa. Não vejo grande sentido em trocar de asa todos os anos. Estamos a chegar a um ponto onde o desenvolvimento encontra um limite natural e os melhoramentos são só nos detalhes.

As marcas deveriam estar preocupadas em arranjar sistemas de segurança que realmente funcionam com possibilidade de levantar e baixar as asas sem ajudante (exemplo da Flysurfer), a maior parte dos acidentes acontecem em terra porque muitos são surpreendidos por rajadas e ficam literalmente pendurados sem saída da situação. Penso que o kiter normal não necessita de mais um centésimo de "hang time", afinal não vai ganhar nada com isso.

User avatar
DiNiS RB
Medium Poster
Posts: 73
Joined: Tue Oct 29, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Portugal/Porto/Maia
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby DiNiS RB » Mon May 26, 2003 11:55 pm

Sinceramente,

O que procuro num kite é estabilidade a voar, para não ter surpresas desagradáveis.

Comecei com um WIPIKA FreeAir 2 linhas, e custou-me muito adaptar-me a voar com o kite, parecia que não tinha controlo sobre o kite. Situações de "loft" aconteceram-me duas ou tres vezes e garanto que não quero repetir.

Neste momento tenho, além do wipika, um SS Fuel, e apesar do kite ser mais estável ainda tenho a sensação que não o controlo como deve ser, o que me limita um pouco a evolução (muito atrasada).Na altura as compras foram feitas com base no que estava disponível para comprar. na altura não havia a facilidade de hoje em comprar e em comparar quase todas as marcas.

Se fosse comprar agora, não fazia as mesmas compras, experimentava tudo o que pudesse antes de tomar a decisão. Ainda quero comparar com os foils a ver como me dou e depois logo vejo para onde vão as minhas decisões no futuro.

Posso dizer neste momento que a minha escolha vai para durabilidade do kite, assistência pré e pós venda, se o vendedor souber demonstrar bem o seu equipamento e aconselhar o praticante sobre as melhores alternativas para ele é meio caminho andado para eu comprar.Proximidade da loja ou vendedor também é importante. Preço? Não são todos caros por isso mais vale comprar o que dura mais.

Esta é mais ou menos a minha ordem de ideias.

Saudações

User avatar
mergulhao
Frequent Poster
Posts: 500
Joined: Wed May 28, 2003 9:14 pm
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby mergulhao » Thu May 29, 2003 12:23 am

Na minha opinião a estabilidade e durabilidade do kite são as caracteristicas mais importantes. Hoje em dia o preço dos kites varia pouco, continuam caros mas com pouca diferença.
O importante é que ele reserve o menor numero de surpresas possivel e se mantenha calmo e espere por nós mesmo quando estamos debaixo de água :oops: :oops: e perdemos a noção de que lado é que ele está a voar.
:oops:

Começei neste desporto à pouco mais de um ano :D :D e amigos mais experientes aconselharam-me a comprar um kite em segunda mão, pois ele iria cair muito devido à minha falta de experiência e rapidamente ir-se ia estragar. :cry: :cry:

De facto foi o que aconteceu.

Adquiri uma wipika Airblast 10 (muito boa vela, bastante estável e rápida, :thumb: apesar do tamanho, medida real 14 metros) mas a coitada caiu tantas vezes enquanto aprendia que este verão se quiser continuar a fazer precisaria de uma nova vela. Claro que emprestei a amigos, ainda mais inexprientes que eu, tentei fazer kite em spots que pouco conhecia e tudo isso foi degradando a desgraçada.

Este ano (que já domino um bocadinho, pelo menos já subo ao vento e tento uns saltos) resolvi comprar uma vela completamente nova e a minha escolha recaiu precisamente numa vela mais estável e duradoira, assim espero, para não ter de comprar outra já no próximo ano.

Como rider iniciado/internédio (acho que já posso adquirir esse titulo, pelo menos pelo vicio que o kite me despertou, não consigo fazer menos que dois dias por semana e sonho com isto todas as noites, dizem as más linguas que é das endorfinas) com cerca de 84 kilos optei por uma vela bem grande como a Dream 16 (gosto de fazer kite com pouco vento para curtir também a praia e um bom dia de sol).

Estreei a vela no outro dia e pareceu-me bem mais estável que a wipikia (talvez pela diferença de idades entre as velas, uma com dois ou três anos e outra acabadinha de chegar ao mercado) e muito mais suave que a Magic 15 que tinha experimentado no dia anterior. com um voo muito certinho e muito pouco brusca, mesmo com rajadas de 15 a 16 nós (o vento estava fraco nesse dia, devia correr a uns 12 nós de NW na lagoa de Albufeira).

Desculpem o discurso e acreditem que não estou a vender nenhuma vela, mas isto tudo para contar o entusiasmo de ter uma vela novinha em folha (quando não somos patrocinados por alguma marca, não experimentamos assim tantas velas ,então a eufioria é imensa) e sentirmonos muito mais seguros e confiantes.

Neste caso a minha escolha foi mesmo pela suavidade ou estabilidade no voo e, espero a durabilidade, mas isso só daqui a um ano vos posso dizer. :bye: :bye:

User avatar
Djizasse
Very Frequent Poster
Posts: 1302
Joined: Wed Nov 20, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Nova Vaga - Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Djizasse » Wed Jun 11, 2003 12:50 pm

Escolhi uma Toro 1 de 14m.
Estabilidade e durabilidade foram os factores chaves, ter uma vela que me permita evoluir e que não me surpreenda. A escolha acabou por ser melhor do que esperava, mesmo quando me esqueço do kite atrás num salto, ainda tenho tempo para corrigir a manobra, talvez por isso a vela nunca tenha ido à àgua em navegação. Estou muito satisfeito com a minha Toro, a nível de estabilidade está aprovadíssima, quanto a durabilidade também não tenho queixas, mas como não a tenho castigado também não posso jurar a pés juntos.

Performance? :lol: não comprei o kite por causa da performance e sinceramente faz-me um pouco de impressão ver tantos a quererem iniciar a aprendizagem num kite "que mais tarde possa puxar por ele".
Já estou com a vela desde Março, mais ou menos 10 sessões na àgua e só há pouco tempo é que comecei a melhor conhecer a vela, os pontos de afinação, o comportamento em rajada, só agora a começo a "sentir" a sério. Uma vela para mais tarde ter mais hang-time? Esqueçam lá isso, o que eu quero é evoluir sem stresses e se tivesse uma vela com saltos com hangtime superiores acho que me ia cagar todo uma ou outra vez.
Mas as aterragens são suaves :)

Para o ano logo vejo se necessito de algo mais "potente".

User avatar
Pedro Marcos
Very Frequent Poster
Posts: 2185
Joined: Mon Sep 23, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Portugal - Algarve - Faro
Has thanked: 0
Been thanked: 5 times

Postby Pedro Marcos » Sat Aug 16, 2003 1:28 am

1º HangTime
2º Estabilidade
3º Lift
4º Deepower
5º Durabilidade

Isto é o que procuro num kite pela ordem de importancia que numerei, a durabilidade nao me interessa assim tanto, desde que dure 7-9 meses em bom estado chega, pq nao fico mais que esse tempo com o mesmo kite.


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: ArneB, Brent NKB, bshmng, Chriz76, cor, DanielorDani, duddd, Faxie, FunOnTheWater, Google [Bot], jjm, joriws, purdyd, Regis-de-giens, tilmann, universalflush, Vivo3d, Windwarrior, Xtream and 331 guests