Contact   Imprint   Advertising   Guidelines

Como é que se pára isto...

Forum for kitesurfers
User avatar
DiNiS RB
Medium Poster
Posts: 73
Joined: Tue Oct 29, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Portugal/Porto/Maia
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Como é que se pára isto...

Postby DiNiS RB » Fri Jun 27, 2003 9:53 pm

Caros Kiters,

Venho recorrer à vossa experiência para me ajudar numa dúvida que surgiu hoje...

Finalmente hoje consegui fazer algumas subidas ao vento, outras vezes fiz umas descidas mas isso já não é novidade para mim.

O que aconteceu foi o seguinte, eu sempre li neste forum e noutros sites que para controlar o andamento (velocidade) é cravar ao máximo o Rail da prancha na água e forçar o kite a ir até ao extremo da janela de vento e assim controlamos um pouco a velocidade.

Qual não é o meu espanto, quando dou por mim de prancha na vertical totalmente cravada na água, kite a 45º e a Put* da velocidade a aumentar que era uma coisa louca...Cravei ainda mais a prencha e o que aconteceu foi tipo uma derrapagem de traseira e tive que aliviar a pressão na prancha e ir um pouco a favor do kite para recuperar a trajéctória. Quando achei que era hora de voltar começo a elevar o kite até às 12horas para iniciar o regresso e ele teve uns momentos em que ainda me deu mais power...

Numa das vezes comecei a chegar demasiado perto do areal e quase que fazia ali uma horta a lavrar com a prancha...

Básicamente o que eu quero perguntar é...indo a navegar com o kite "estacionado" nos 45º e quero parar seja por que estou a chegar à praia ou porque quero mudar de direcção como é que se faz? Qual a melhor técnica?

Só para terminar, hoje para mim foi excelente, pela primeira vez senti em alguns momentos uma sintonia completa entre kite/Prancha/Vento e Eu... foi fabuloso... Obrigado ao Stru e ao Tiago que estavam lá e apesar de eu andar lá sempre no meio a estragar as trajéctórias deles foram excelentes companhias na água.

Saudações

User avatar
taabsr
Very Frequent Poster
Posts: 1585
Joined: Wed Nov 13, 2002 1:00 am
Kiting since: 2002
Gear: North orbit
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 17 times
Been thanked: 18 times
Contact:

Postby taabsr » Fri Jun 27, 2003 10:04 pm

de nada podes sempre contar comnosco. Hj tava em dia não e tudo me corria mal. mesmo assim foi uma boa sessão.

quanto a tua questão acho k tens de carregar mais no pé trazeiro e nos calcanhares.
quando quero parar pra mudar de direcção e vou muito rapido carrego com força nos dois pés e tento fazer com k a prancha fique na direcção k tou a ir, para parar. Amanha vamos tar por lá de novo e vai tar mais fraco. na hora tento ezxplicar melhor o k tou a dizer aparece!

User avatar
stru
Very Frequent Poster
Posts: 656
Joined: Tue Oct 29, 2002 1:00 am
Gear: p unit
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby stru » Sat Jun 28, 2003 5:44 pm

No problem :thumb:
Para parar tens 2 hipoteses :
A mais radical - largas tudo e atiras te ( já vi o ricardo a fazer :D )
A mais comum - cravar as pernas paralelamente com muita força na direcçao a k estás a ir e direccionar/estacionar o kite em cima . Qdo a coisa tá preta ainda meto a mão da frente na agua tipo âncora ;)
Acho o k sentiste tb tem a ver com o pico. Seguro e calmo.
Aparece mais :bye:

User avatar
Djizasse
Very Frequent Poster
Posts: 1302
Joined: Wed Nov 20, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Nova Vaga - Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Djizasse » Mon Jun 30, 2003 3:20 pm

quando meteres o bracinho na àgua prepara-te para um braço de ferro brutal, se fores muito depressa a força exercida é muita, força no braço para não deslocares um ombro.

User avatar
mergulhao
Frequent Poster
Posts: 500
Joined: Wed May 28, 2003 9:14 pm
Brand Affiliation: None
Location: Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0
Contact:

Postby mergulhao » Mon Jun 30, 2003 5:21 pm

É verdade, ainda este sabado me aconteceu isso.
Ou seja andar overpowered. :o

A técnica que utilizo é a que o stru propôs, cravar as pernas paralelamente com muita força na direcçao a k estás a ir baixar o kite o mais possivel, mesmo quase a tocar na água e tentar leva-lo até ao limite da janela de vento, para a seguir e devagar, começar a subi-lo.

O problema é que por vezes não consegues leva-lo para o limite da janela e ele fica ali mesmo à tua frente sempre a acelerar, aí tenta meter o rabo ou o braço na água e trava-lo, mas se nem assim o kite desacelera e começas a derrapar por cima da água sem possibilidade de cravar de novo, a técnica "radical" parece-me sempre a mais acertada, especialmente quando a areia começa a vir em tua direcção.

Existe ainda outra maneira de desacelerar, que é muitas vezes usada pelos prós, mas pouco aconselhada para os menos experientes. Consiste em subir o kite, independentemente da velocidade a que ele vá, e voilá, huuuuuge jump. :lol:

User avatar
Djizasse
Very Frequent Poster
Posts: 1302
Joined: Wed Nov 20, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Nova Vaga - Portugal
Has thanked: 0
Been thanked: 0

Postby Djizasse » Fri Jul 04, 2003 11:08 am

a última coisa que me passa pela cabeça quando fico over é mandar-me lá para cima :lol:
tenho que treinar mais :wink:

User avatar
Pedro Marcos
Very Frequent Poster
Posts: 2185
Joined: Mon Sep 23, 2002 1:00 am
Brand Affiliation: None
Location: Portugal - Algarve - Faro
Has thanked: 0
Been thanked: 5 times

Postby Pedro Marcos » Fri Jul 04, 2003 8:41 pm

O rabinho na agua é sp melhor k o braço :)

De qq maneira qd isso me acontece significa que tá na hora de VOAR! :D


Return to “Kitesurfing”

Who is online

Users browsing this forum: Baidu [Spider], billybob, Bing [Bot], Brent NKB, Faxie, foilkite90, Google [Bot], grigorib, Hasse, mede, Seawalker, universalflush, UrosR, wowkitesurf, Yahoo [Bot] and 597 guests