*


All times are UTC + 1 hour



Post new topic Reply to topic
 [ 1 post ] 
Author Message
 Post subject: Infelizmente é com acidentes que aprendemos
PostPosted: Fri Jun 27, 2003 10:06 pm 
Offline
Very Frequent Poster
User avatar

Joined: Wed Nov 13, 2002 1:00 am
Posts: 1527
Location: Portugal
"Viva a todos os participantes do Fórum,
Sou um recém praticante de Kite, como devem calcular ando conquistar sentimentos e emoções incriveís, tal como todos vós, de uma forma mais intensa nesta fase inicial de aprendizagem.
Aquilo que aqui venho apresentar, retrata um pouco aquilo que é dito em todos os manuais, em todos os cursos, em todas as conversas de praticantes de kite, que são as normas de segurânça e prevenção de acidentes, e que apesar de tudo continuam-se a cometer erros de análise e avaliação, que posteriormente ocorrem em acidentes mais ou menos graves.
Normalmente um acidente não ocorre devido apenas devido a um erro, mas sim a um conjunto de conjunturas que devido a vários factores (pessoais ou externos), podem evoluir para uma situação de acidente.
Lamentavelmente, tive a experiência de um amigo, também iniciante, que num dia de vento decidiu fazer kite. Deste dia resultou um acidente, que felizmente podia ter sido bastante mais grave. Ele teve de ser soturado na face e ficou com o corpo tão dorido que ainda hoje tem dificuldades em realizar movimento. Pior não ficou porque possuia um colete que era bastante grosso e isso impediu provavelmente que partisse externo e costelas, e digo isto porque após ser arrastado, ele só parou quando foi contra uma enorme barreira de ferro.
Provavelmente, estão a perguntar, então ele não fez isto, ele não fez aquilo, ele não tinha isto, ele não tinha aquilo???
Apesar de todas essas questões serem muito importantes, o facto é que este acidente resultou por desrespeito da intensidade do vento (e foi medido com anemometro), desajuste do tamanho de asa com a intensidade do vento e nível de praticante, desajuste na regulação de DPower e depois disto vieram outras complicações, como abrir o quick release da barra e o praticante continuar a ser arrastando com uma velocidade verdadeiramente impressionante e depois querer livrar-se do quik R do Leach e não dar com ele porque estava a ser arrastado e este ficou debaixo do colete. Depois isto acabou quando se "espetou" contra um muro de ferro e foi assitido pelos médicos de viaturas de emergencia médica que tiveram um trabalho e postura digna de um elevadissimo louvor.
Ninguem é melhor do que ninguém, por vezes temos de controlar os nossos impulsos quando algo nos diz que não, e nós queremos sim.
E já agora verificarmos os nossos sitemas de segurança de libertação, porque ainda no F de Semana passado, vi uma asa nova a sair do saco, o professor a exemplificar como funcionava o leach e o resto já vocês podem calcular... Não funcionou... Vinha mal montado de fábrica.
Espero que este relato sirva para que de futuro acidente se evitem, afinal, numa modaliade tão linda e apaixonante como o Kite, esta não deve ser lembrado por este tipo de acontecimentos.
Bons ventos
Abraços
HFrazão"

retirado do forum de kite do offshore.pt

achei k era do interesse de todos saberem desta situação!


{ SHARE_ON_FACEBOOK } { SHARE_ON_TWITTER } { SHARE_ON_ORKUT } { SHARE_ON_DIGG } { SHARE_ON_MYSPACE } { SHARE_ON_DELICIOUS }
Top
Profile
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic
 [ 1 post ] 

All times are UTC + 1 hour


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 2 guests


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group